VALE-PRESENTE: COMO FICA A DIMENSÃO SIMBÓLICA DO ATO DE PRESENTEAR?

Autores/as

  • Cléria Donizete da Silva Lourenço Universidade Federal de Lavras
  • Daniel Carvalho de Rezende Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v10i1.239

Palabras clave:

Vale-presente, Simbolismo, Comportamento do consumidor

Resumen

Verificando o surgimento de um novo formato de presentear – o vale-presente, buscou-se resposta para a seguinte pergunta de pesquisa: a crescente utilização do vale-presente indica uma tendência de redução do simbolismo do ato de presentear? A metodologia utilizada foi a grounded theory, por meio de entrevistas com 17 pessoas em duas cidades do interior de Minas Gerais. Como resultado de pesquisa, foram extraídas as seguintes categorias: um presente que é a sua cara, a reciprocidade, o simbólico por excelência, o senhor e o escravo, o vale-presente. Os resultados evidenciam que o ato de presentear, mesmo com a crescente utilização do vale-presente, continua sendo um ato predominantemente simbólico. O vale-presente, mesmo não tendo boa aceitação entre a maioria dos entrevistados, foi considerado apropriado para determinados contextos. Os resultados contribuem com elementos teóricos da antropologia para um melhor entendimento do comportamento de presentear.

Biografía del autor/a

Cléria Donizete da Silva Lourenço, Universidade Federal de Lavras

Departamento de Administração e Economia - DAEÁrea: Estudos organizacionais e Marketing

Daniel Carvalho de Rezende, Universidade Federal de Lavras

Departamento de Administração e Economia - DAEÁrea: Marketing

Publicado

2012-08-12

Cómo citar

Lourenço, C. D. da S., & Rezende, D. C. de. (2012). VALE-PRESENTE: COMO FICA A DIMENSÃO SIMBÓLICA DO ATO DE PRESENTEAR?. Contextus – Revista Contemporánea De Economía Y Gestión, 10(1), 105–122. https://doi.org/10.19094/contextus.v10i1.239

Número

Sección

Artículos