Efeitos Regionais Diferenciados da Política Monetária: a experiência brasileira
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.v2i1.21Palabras clave:
, Efeitos Regionais, Vetor Auto Regressivo, Funções de Impulso RespostasResumen
Este trabalho examina se os efeitos da política monetária são similares nas diferentes regiões no Brasil. As discussões teóricas recentes – abordagens New Classics e New Keynesians – consideram que os impactos da política monetários têm seu efeitos nacionais uniformes. Na realidade, no entanto, o país compõe-se de regiões economicamente heterogêneas que provavelmente não apresentam as mesmas repostas aos choques monetários. As funções impulso-resposta do vetor auto-regressivo estrutural mostram que as regiões Sudeste, Sul e Nordeste respondem às mudanças da política monetária de maneira mais sensível do que as demais regiões, o mesmo ocorrendo nas análises regionais setoriais. A versão em nível regional do modelo é estimada, evidenciando os canais da política monetária.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores, no ato da submissão, aceitam a declaração abaixo:
Nós autores mantemos sobre nosso artigo publicado os direitos autorais e concedemos à revista Contextus o direito de primeira publicação, com uma licença Creative Commons na modalidade Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Temos ciência de estarmos autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), também com reconhecimento tanto da autoria, quanto da publicação inicial neste periódico.
Atestamos que o artigo é original ou inédito, não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro ou estrangeiro, quer em português, quer em versão em outra língua, nem está encaminhado para publicação simultânea em outras revistas.
Sabemos que o plágio não é tolerado pela revista Contextus e asseguramos que o artigo apresenta as fontes de trechos de obras citadas, incluindo os de qualquer trabalho prévio produzido e publicado pelos próprios autores.