TRANSMISSÃO INTERGERACIONAL: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE ALIMENTOS

Autores

  • Caroline Pauletto Spanhol
  • Dario de Oliveira Lima Filho
  • Maria de Fátima Evangelista Mendonça Lima

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v8i2.32124

Palavras-chave:

Transmissão Intergeracional. Escolha. Alimentos. Comportamento do Consumidor. Marketing.

Resumo

A escolha dos alimentos tem sido estudada por várias áreas do conhecimento, entre elas destacando-se o Marketing, aEconomia, a Psicologia, a Nutrição, a Medicina, a Sociologia e a Antropologia. A área do Marketing e da Economia trata da escolha de produtos, utilizando modelos na maioriaquantitativo-econométricos, ao contrário deste estudo, queutiliza a metodologia qualitativa, baseando-se na teoria da intergeracionalidade, por considerar a escolha, sobretudo ade alimentos, um fenômeno complexo. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dez mães residentesna cidade de Campo Grande/MS. A técnica utilizadapara o estudo dos dados é a análise de conteúdo. Os resultados apontam que, além das restrições estruturais, existe apresença do fenômeno da intergeracionalidade como fator importante na escolha de alimentos. Sendo assim, pode-se dizer que no processo de escolha de alimentos está presentea herança simbólica recebida, principalmente da mãe, influenciando as atuais escolhas dos indivíduos por alimentos.

Biografia do Autor

Caroline Pauletto Spanhol

Mestrado em Agronegócios pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Professor Assistente do Centro de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Economia e Administração.

Dario de Oliveira Lima Filho

Doutorado em Administração de Empresas pela FGV e Professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Centro de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Economia e Administração.

Maria de Fátima Evangelista Mendonça Lima

Doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP e Professor Adjunto Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Centro de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Economia e Administração.

Downloads

Publicado

2010-12-30

Como Citar

Spanhol, C. P., Lima Filho, D. de O., & Lima, M. de F. E. M. (2010). TRANSMISSÃO INTERGERACIONAL: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE ALIMENTOS. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 8(2), 31–40. https://doi.org/10.19094/contextus.v8i2.32124

Edição

Seção

Artigos