O perfil do contador e os níveis de habilidades cognitivas nos exames Enade e suficiência do CFC: uma análise sob a perspectiva da taxonomia de Bloom
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.v11i1.32157Palavras-chave:
Avaliação em Ciências Contábeis. Taxonomia de Bloom. Habilidades Cognitivas. Enade. Exame de Suficiência.Resumo
Esta pesquisa identifica se os níveis de habilidades cognitivas demandados pelo Enade e pelo Exame de Suficiência doCFC são aderentes ao perfil do Contador estabelecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), na perspectiva daTaxonomia de Bloom. Foram analisadas duas edições do Enade e as duas últimas edições do Exame de Suficiência,bem como o perfil profissional requerido dos contadores pela Resolução CNE/CES 10/2004. As questões dos exames eo perfil profissional estabelecido pelo CNE foram classificados em dois níveis de habilidades cognitivas da Taxonomiade Bloom: no primeiro nível, considerou-se um menor nível cognitivo; e, no segundo, um maior nível. O teste designificância para proporções assinalou que os níveis de habilidades cognitivas solicitados pelos exames não sãoaderentes ao perfil previsto pelo CNE. Quanto à frequência das questões, não foram cobradas questões de maior nívelcognitivo, embora em 2009 o Enade não tenha apresentado diferença significativa entre as questões.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores, no ato da submissão, aceitam a declaração abaixo:
Nós autores mantemos sobre nosso artigo publicado os direitos autorais e concedemos à revista Contextus o direito de primeira publicação, com uma licença Creative Commons na modalidade Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Temos ciência de estarmos autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), também com reconhecimento tanto da autoria, quanto da publicação inicial neste periódico.
Atestamos que o artigo é original ou inédito, não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro ou estrangeiro, quer em português, quer em versão em outra língua, nem está encaminhado para publicação simultânea em outras revistas.
Sabemos que o plágio não é tolerado pela revista Contextus e asseguramos que o artigo apresenta as fontes de trechos de obras citadas, incluindo os de qualquer trabalho prévio produzido e publicado pelos próprios autores.