Análise das atribuições e da participação do controller no processo sucessório em uma empresa familiar

Autores

  • Edvalda Araújo Leal Universidade Federal de Uberlândia
  • Cintia Tiago do Nascimento Botinha Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v11i2.32166

Palavras-chave:

Empresas Familiares. Sucessão Familiar. Controller. Controladoria. Planejamento.

Resumo

A falta de capital, a ausência de conhecimento no campo do negócio e fatores sociais e/ou econômicos são alguns dos motivos responsáveis pelo alto índice de mortalidade das empresas familiares.Pesquisas revelam que o processo de sucessão também contribui para o avanço desse índice. Sendo assim, o objetivo deste estudo é analisar as atribuições e a participação do controller no processo sucessório de uma empresa familiar. A presente pesquisa é delineada como exploratória ecaracterizada como estudo de caso, com abordagem qualitativa. Foram realizadas oito entrevistasenvolvendo o sucedido, sucessores e gerentes da empresa, ou seja, foram entrevistados indivíduos envolvidos, direta ou indiretamente, no processo de sucessão da organização em estudo. Os dados coletados nas entrevistas foram tratados pelo método de análise de conteúdo. Entre os resultados obtidos, observa-se que o controller possui um papel importante para o processo de sucessão em umaorganização, produzindo informações, gerindo e propondo estratégias e auxiliando nas tomadas dedecisões.

Biografia do Autor

Edvalda Araújo Leal, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Administração pela Fundação Getúlio Vargas; Mestre em Ciências Contábeis pela PUC/SP; Docente da Universidade Federal de Uberlândia/Faculdade de Ciências Contábeis.

Cintia Tiago do Nascimento Botinha, Universidade Federal de Uberlândia

Egresso do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

2013-12-31

Como Citar

Leal, E. A., & Botinha, C. T. do N. (2013). Análise das atribuições e da participação do controller no processo sucessório em uma empresa familiar. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 11(2), 135–158. https://doi.org/10.19094/contextus.v11i2.32166

Edição

Seção

Artigos