CADEIA VERDE DE SUPRIMENTOS: ASSOCIAÇÕES ENTRE DIRECIONADORES, PRÁTICAS E DESEMPENHO
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.v17i2.41193Resumo
Esta pesquisa analisou quais são e como se associam entre si os direcionadores externos e internos, as práticas verdes e o desempenho econômico e ambiental numa cadeia verde de suprimentos (Green Supply Chain Management – GSCM). O estudo se motivou pelo número limitado de estudos sobre como os elementos de uma GSCM se associam entre si e principalmente no setor portuário. Para atender a este objetivo, foi realizado um estudo de caso na cadeia verde de suprimentos do Terminal de Contêineres do Porto de Rio Grande. Como resultado, foi possível identificar um sistema complexo de partes (direcionadores externos, internos, práticas e indicadores de desempenho) e associações que envolve a GSCM estudada. Evidenciaram-se associações específicas entre direcionadores e práticas desenvolvidas, bem como entre práticas de GSCM e os indicadores de desempenho. Há práticas que contribuem para ambos os desempenhos. Os direcionadores externos podem condicionar diretamente a presença de indicadores de desempenho.
Referências
LUTHRA, S.; GARG, D.; HALEEM, A. The impacts of critical success factors for implementing green supply chain management towards sustainability: an empirical investigation of Indian automobile industry. Journal of Cleaner Production, v. 121, p. 142-158, 2016. <http://doi.org/10.1016/j.jclepro.2016.01.095.
MASUDIN, I.; WASTONO, T.; ZULFIKARIJAH, F. The effect of managerial intention and initiative on green supply chain management adoption in Indonesian manufacturing performance. Cogent Business & Management, v. 5, n. 1, Jun 2018. <http://dx.doi.org/10.1080/23311975.2018.1485212
JABBOUR, A. B. L.; SOUZA, C. L. Oportunidades e desafios para lidar com as barreiras à adoção de práticas de green supply chain management: Guidelines à luz de um estudo de múltiplos casos no Brasil. Gestão & Produção, v. 22, n. 2, p. 295-310, 2015. <http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2013000400014.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores, no ato da submissão, aceitam a declaração abaixo:
Nós autores mantemos sobre nosso artigo publicado os direitos autorais e concedemos à revista Contextus o direito de primeira publicação, com uma licença Creative Commons na modalidade Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Temos ciência de estarmos autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), também com reconhecimento tanto da autoria, quanto da publicação inicial neste periódico.
Atestamos que o artigo é original ou inédito, não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro ou estrangeiro, quer em português, quer em versão em outra língua, nem está encaminhado para publicação simultânea em outras revistas.
Sabemos que o plágio não é tolerado pela revista Contextus e asseguramos que o artigo apresenta as fontes de trechos de obras citadas, incluindo os de qualquer trabalho prévio produzido e publicado pelos próprios autores.