Compreensão sobre custo e formação de preço: A percepção de mulheres empreendedoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.2024.85249

Palavras-chave:

gestão de custos, liderança feminina, mulheres gestoras, papéis sociais, campo do empreendedorismo

Resumo

Contextualização: Em qualquer variedade de negócio, os aspectos conhecimento prévio, planejamento, organização e estratégias apropriadas são considerados determinantes para o crescimento. Em negócios femininos, isso se torna ainda mais importante, porque as mulheres enfrentam em seus empreendimentos desafios adicionais frente aos homens. 

Objetivo: O objetivo da pesquisa é entender a percepção sobre a concepção de custo e a adoção das estratégias de precificação sob a ótica de mulheres empreendedoras. Não são encontradas na literatura estudos que assumam essas problemáticas conjugadas. 

Método: Classifica-se o estudo como exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa e multicaso. Neste estudo, foram indagadas 14 mulheres empreendedoras no município de Fortaleza/CE. Foram realizadas entrevistas estruturadas e aplicada a técnica de análise de conteúdo categorial para tratamento das manifestações das entrevistadas após o processo de transcrição das falas. 

Resultados: Há compreensão restrita sobre o que é a definição de custo, independente da formação escolar, mas próxima ao mainstream contábil. A precificação tem custo e mercado como antecedentes. Embora enumerem barreiras de gênero, as entrevistadas não notam ou reconhecem essas dificuldades. A pesquisa indica áreas e atuações que as políticas de formação profissional para mulheres podem se concentrar. Além disso, o estudo ressalta restrições sociais que impedem o desenvolvimento profissional feminino, já que muitas das pesquisadas não percebem tais barreiras.  

Conclusões: Conclui-se que as mulheres enfrentam dificuldades específicas para conduzir e desenvolver negócios, o que impõe aos seus empreendimentos desvantagem competitiva e aumento da chance de insucesso e desistência. Apesar disso, os resultados mostram que, com o incentivo adequado, mulheres empreendedoras podem aperfeiçoar e consolidar seu conhecimento prático sobre o estabelecimento do custo de produtos/serviços e aprimorar as estratégias de precificação apreendidas, muitas vezes, por meio da vivência prática. Isso reduziria a distância social entre homens e mulheres no campo do empreendedorismo.

Biografia do Autor

José Glauber Cavalcante dos Santos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor na Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

Thífane Teixeira Alves, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Bacharela em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

 

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Publicado

2024-09-17

Como Citar

Santos, J. G. C. dos, & Alves, T. T. (2024). Compreensão sobre custo e formação de preço: A percepção de mulheres empreendedoras. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 22(spe.), e85249. https://doi.org/10.19094/contextus.2024.85249

Edição

Seção

Chamada Especial - (Des)Igualdade, Diversidade e Inclusão: Abordagens Organizacionais e Contábeis