A SIMBÓLICA PRESENÇA DAS SINETAS NOS EMBATES ENTRE TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO E GOVERNOS (RIO GRANDE DO SUL, 1985 - 1991)

Autores

  • Mauro Luiz Barbosa Marques Instituto Federal de Educação do Pernambuco - IFPE

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v2i18.33512

Palavras-chave:

Movimentos docentes, Sinetas, Simbologia dos trabalhadores, CPERS,

Resumo

O artigo proposto pretende analisar o uso das sinetas como símbolo de luta dos professores - mais tarde também os funcionários de escola - no Rio Grande do Sul, durante as mobilizações grevistas ocorridas no recorte temporal sugerido. Tal período foi marcado por importantes mobilizações no país e não foi diferente para os educadores sulistas. O objetivo deste texto é problematizar teoricamente o uso de recursos simbólicos no repertório mobilizador de setores da classe trabalhadora e ao mesmo tempo observar o reflexo dos mesmos na imprensa regional.

Abstract

The proposed article intends to analyze the use of the bells as a symbol of teachers' struggle - later also school’s employees – at Rio Grande do Sul, during the striking mobilizations that occurred in the suggested temporal clipping. This period was marked by important mobilizations in the country and it was not different for southern educators. The objective of this text is theoretically problematize the use of symbolic resources in the mobilizing repertoire of sectors of the working class and at the same time observe their reflection in the regional press.

Biografia do Autor

Mauro Luiz Barbosa Marques, Instituto Federal de Educação do Pernambuco - IFPE

Doutor em História, professor no IFPE- Campus Belo Jardim

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Edição do Jornal Magister, Porto Alegre: junho/julho de 1989.

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Publicado

2018-08-28

Como Citar

MARQUES, Mauro Luiz Barbosa. A SIMBÓLICA PRESENÇA DAS SINETAS NOS EMBATES ENTRE TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO E GOVERNOS (RIO GRANDE DO SUL, 1985 - 1991). Revista Labor, [S. l.], v. 2, n. 18, p. 135–149, 2018. DOI: 10.29148/labor.v2i18.33512. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/33512. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

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