PROVINHA BRASIL E SUAS POSSIBILIDADES NO PLANEJAMENTO DOCENTE: REFLEXÕES DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ

Autores

  • Maria Josélia Zanlorenzi Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO Campus Guarapuava-PR
  • Elisane Daló Tibes Tibes

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i21.39932

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Avaliação em Larga Escala, Provinha Brasil, Planejamento Escolar.

Resumo

O presente artigo trata-se de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), desenvolvido no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO/Guarapuava-PR realizado no ano letivo de 2017. Tivemos como objetivo dessa pesquisa analisar as possibilidades de utilizar os resultados da Provinha Brasil como diagnóstico de planejamento escolar. Bem como entender os impactos que a utilização desses resultados causam ao currículo. Este trabalho foi elaborado com base em estudos bibliográficos e documentais, sendo utilizados artigos e dissertações de mestrado que contemplam a discussão em torno da problemática. Utilizou-se, também, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96, as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e Soares (2009). Através da investigação foi possível observar que utilizar os resultados dessa avaliação na elaboração do planejamento escolar e do professor, leva ao engessamento do currículo e a classificação dos alunos.

Biografia do Autor

Maria Josélia Zanlorenzi, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO Campus Guarapuava-PR

Professora no Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO - Campus Guarapuava-PR

Mestre em Educação Pela UEPG

Doutora em Educação pela UNESP - FCT Presidete Prudente-SP

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Publicado

2019-04-04

Como Citar

ZANLORENZI, Maria Josélia; TIBES, Elisane Daló Tibes. PROVINHA BRASIL E SUAS POSSIBILIDADES NO PLANEJAMENTO DOCENTE: REFLEXÕES DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 21, p. 7–30, 2019. DOI: 10.29148/labor.v1i21.39932. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/39932. Acesso em: 22 dez. 2024.

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