Retratos do ensino profissional agrícola no Brasil:

da escola média de agricultura de Pinheiro ao colégio agrícola Nilo Peçanha (1910-1964)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i24.44206

Palavras-chave:

Educação profissional agrícola, Pragmatismo, Assistencialismo

Resumo

Este trabalho situa-se no âmbito da História das Instituições Escolares e teve como objeto de estudo os estabelecimentos de ensino formal que deram origem ao Instituto Federal do Rio de Janeiro/ Campus Pinheiral, com o objetivo de analisar seu processo de constituição e formação oferecida aos alunos do ensino profissional agrícola, no período compreendido entre 1910 a 1964. A escolha deste período contempla a promulgação do decreto n° 8.367/1910, que instituiu a Escola Média de Agricultura de Pinheiro até o início da ditadura civil-militar, ano que a escola foi transformada em colégio. Nossa abordagem metodológica pautou-se em pesquisa bibliográfica e documental. No que se refere a primeira, buscamos situar a criação da escola no contexto político e econômico nacional. Para investigar especificamente, fatores relacionados a Escola, baseamo-nos principalmente em legislações e relatórios ministeriais. Os resultados evidenciaram a subordinação da educação profissional agrícola ao projeto de modernização agrária do país, apontando a ligação entre pragmatismo, assistencialismo e educação profissional.

Biografia do Autor

Lidiane Dias da Silva, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Graduada em História (Licenciatura) e Pós-Graduada em História do Brasil (Lato Sensu), ambos pelo Centro Universitário de Barra Mansa. Atualmente cursa o mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). Possui experiência com Educação Básica e Superior, tendo atuado nas modalidades regular e a distância. Atualmente exerce a função de Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal do Rio de Janeiro.

Marta Ferreira Abdala Mendes, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em História das Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz (2006). A atualmente é coordenadora e professora do Curso de Especialização em Educação e Divulgação Científica do IFRJ/campus Mesquita e coordenadora de Pesquisa do campus Mesquita, professora do Curso de Especialização em Ensino de Ciências do IFRJ/campus Mesquita e professora do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFRJ/campus Mesquita. Foi coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática de 2011 a 2014 e professora das Licenciaturas em Física e em Matemática de 2008 a 2014 do IFRJ/campus Volta Redonda. Tem experiência na área de Educação Científica, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia, ensino de ciências, história e filosofia da ciência, divulgação científica.

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Publicado

2020-10-19

Como Citar

SILVA, Lidiane Dias da; MENDES, Marta Ferreira Abdala. Retratos do ensino profissional agrícola no Brasil: : da escola média de agricultura de Pinheiro ao colégio agrícola Nilo Peçanha (1910-1964). Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 24, p. 314–330, 2020. DOI: 10.29148/labor.v1i24.44206. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/44206. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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