Roda de Conversa Meninas do IFG – Campus Itumbiara
Formação Profissional e Empoderamento Feminino na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v2i24.44249Palavras-chave:
Educação, adolescente, empoderamento feminino, inclusão social, sororidadeResumo
Este artigo apresenta um relato de experiência de um projeto de ensino realizado com meninas adolescentes, alunas do Instituto Federal de Goiás - Campus Itumbiara. A metodologia utilizada para realização dos grupos foi a roda de conversa, com o intuito de proporcionar um espaço de interação discussão sobre cuidados relacionados à saúde física e mental, temáticas de gênero, empoderamento feminino e diversos temas que envolvem o adolescer. Realizando essas rodas de conversa, colaboramos com os objetivos do Instituto Federal de Goiás em proporcionar educação pública, gratuita e de qualidade na formação técnica integrada ao nível médio, em uma proposta interdisciplinar que busca correlacionar conteúdos e disciplinas além de dialogar sobre temáticas de interesse do público adolescente.
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Pense: Pesquisa Nacional de Saúde Escolar. Brasília: 2009.
FIGUEIRÊDO, A.A.F.; QUEIROZ, T.N. A utilização de rodas de conversa como metodologia que possibilita o diálogo. Seminário Internacional Fazendo Gênero 10 (Anais Eletrônicos), Florianópolis, 2012. ISSN 2179-510X
FREIRE, M.C.M.; MARTINS, A.B.; SANTOS, N.O.; FILIZOLA, E.M.; JORDÃO, L.M.R; NUNES, M.F. Condição de saúde bucal, comportamentos, autopercepção, e impactos associados em estudantes universitários moradores de residências estudantis. Revista Odontológica UNESP, São Paulo, v. 41, n. 3, p. 1205-191, mai-jun, 2012.
GRANVILLE- GARCIA, A. F.; LORENA SOBRINHO, J.E.; ARAÚJO, J.C. Influência do fator socioeconômico no comportamento dos adolescentes em relação à saúde bucal. Revista Odonto, São Bernardo do Campo, ano 16 n. 31, jan-jun., 2008.
LEVY, R. B.; CASTRO, I. R. R.; CARDOSO, L. O.; TAVARES, L. F.; SARDINHA, L. M. V.; GOMES, F. S.; COSTA, A. W. N. Consumo e comportamento alimentar entre adolescentes brasileiros: Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), 2009. Ciência saúde coletiva [online], v.15, n. 2, p. 30205-3097, 2010.
MÉLLO, R. P.; et al. Construcionismo, práticas discursivas e possibilidades de pesquisa. Psicologia e Sociedade, v.19, n.3, p. 26-32, 2007.
SILVA, E. O.; IVANÓI, I.; BATISTA, G. S.; FLORIANO, J. M.; CARNEIRO, L. Avaliação antropométrica e estado nutricional de adolescentes do ensino médio de uma escola estadual de Itaqui. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão,v. 4, n. 3, 2012.
SAMPAIO J.; SANTOS G. C., AGOSTINI M.; SALVADOR A. S. Limits and potentialities of the circles of conversation: analysis of an experience with young people in the backcountry of Pernambuco, Brazil. Interface (Botucatu). 18 Supl 2: p.1299-1312. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).