Roda de Conversa Meninas do IFG – Campus Itumbiara

Formação Profissional e Empoderamento Feminino na Educação Básica

Autores

  • Juliana Moraes Franzão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Itumbiara
  • Luciene Correia Santos de Oliveira IFG/UFU
  • Renistenes Eunice da Costa IFG
  • Anna Cláudia de Oliveira Figueredo IFG

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v2i24.44249

Palavras-chave:

Educação, adolescente, empoderamento feminino, inclusão social, sororidade

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência de um projeto de ensino realizado com meninas adolescentes, alunas do Instituto Federal de Goiás - Campus Itumbiara. A metodologia utilizada para realização dos grupos foi a roda de conversa, com o intuito de proporcionar um espaço de interação discussão sobre cuidados relacionados à saúde física e mental, temáticas de gênero, empoderamento feminino e diversos temas que envolvem o adolescer. Realizando essas rodas de conversa, colaboramos com os objetivos do Instituto Federal de Goiás em proporcionar educação pública, gratuita e de qualidade na formação técnica integrada ao nível médio, em uma proposta interdisciplinar que busca correlacionar conteúdos e disciplinas além de dialogar sobre temáticas de interesse do público adolescente.

Biografia do Autor

Juliana Moraes Franzão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Itumbiara

Bacharel em Química pela UFG(2006) e Licenciada em Física pela UFG (2012). Pós-Graduada em Gestão Ambiental (2009), Mestre em Engenharia do Meio Ambiente - UFG, na área de concentração em Recursos Hidricos e Saneamento Ambiental pela UFG (2012) e Doutora em Química pela UFU. Docente na rede dos Institutos Federais desde 2008, atuando no IFGoiano-Campu Ceres, IFTO-Campus Palmas e IFG-Campus Itumbiara (atual)

Luciene Correia Santos de Oliveira, IFG/UFU

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás, onde fez Mestrado em Sociologia. Atualmente, cursa Doutorado em Educação na Universidade Federal de Uberlândia e é professora concursada da área de Ciências Sociais no Instituto Federal de Goiás - Campus Itumbiara, atuando na Educação Básica e Superior. Tem realizado projetos de ensino, pesquisa e extensão ligados a ensino e aprendizagem, trabalho docente, metodologias diversificadas de aprendizagem, juventude e educação, dentre outros.

Renistenes Eunice da Costa, IFG

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU - linha de pesquisa Organização e Mudança(2016), Administradora pela Universidade Luterana do Brasil, ULBRA (2008). Atualmente é técnico-administrativo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública. Interesses de pesquisa em Estudos Organizacionais, crimes corporativos e o lado sombrio das organizações.

Anna Cláudia de Oliveira Figueredo, IFG

Licencianda em Química pelo Instituto Federal de Goiás, tem interesses nas áreas de projetos, processo de ensino e aprendizagem, diversidade e questão racial.

Referências

AFONSO, M. L.; ABADE, F. L. Para reinventar as rodas: rodas de conversa em direitos humanos. Belo Horizonte: RECIMAM, 2008.

BRASIL. Ministério da Saúde. Pense: Pesquisa Nacional de Saúde Escolar. Brasília: 2009.

FIGUEIRÊDO, A.A.F.; QUEIROZ, T.N. A utilização de rodas de conversa como metodologia que possibilita o diálogo. Seminário Internacional Fazendo Gênero 10 (Anais Eletrônicos), Florianópolis, 2012. ISSN 2179-510X

FREIRE, M.C.M.; MARTINS, A.B.; SANTOS, N.O.; FILIZOLA, E.M.; JORDÃO, L.M.R; NUNES, M.F. Condição de saúde bucal, comportamentos, autopercepção, e impactos associados em estudantes universitários moradores de residências estudantis. Revista Odontológica UNESP, São Paulo, v. 41, n. 3, p. 1205-191, mai-jun, 2012.

GRANVILLE- GARCIA, A. F.; LORENA SOBRINHO, J.E.; ARAÚJO, J.C. Influência do fator socioeconômico no comportamento dos adolescentes em relação à saúde bucal. Revista Odonto, São Bernardo do Campo, ano 16 n. 31, jan-jun., 2008.

LEVY, R. B.; CASTRO, I. R. R.; CARDOSO, L. O.; TAVARES, L. F.; SARDINHA, L. M. V.; GOMES, F. S.; COSTA, A. W. N. Consumo e comportamento alimentar entre adolescentes brasileiros: Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), 2009. Ciência saúde coletiva [online], v.15, n. 2, p. 30205-3097, 2010.

MÉLLO, R. P.; et al. Construcionismo, práticas discursivas e possibilidades de pesquisa. Psicologia e Sociedade, v.19, n.3, p. 26-32, 2007.

SILVA, E. O.; IVANÓI, I.; BATISTA, G. S.; FLORIANO, J. M.; CARNEIRO, L. Avaliação antropométrica e estado nutricional de adolescentes do ensino médio de uma escola estadual de Itaqui. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão,v. 4, n. 3, 2012.

SAMPAIO J.; SANTOS G. C., AGOSTINI M.; SALVADOR A. S. Limits and potentialities of the circles of conversation: analysis of an experience with young people in the backcountry of Pernambuco, Brazil. Interface (Botucatu). 18 Supl 2: p.1299-1312. 2014.

Downloads

Publicado

2020-12-19

Como Citar

FRANZÃO, Juliana Moraes; OLIVEIRA, Luciene Correia Santos de; COSTA, Renistenes Eunice da; FIGUEREDO, Anna Cláudia de Oliveira. Roda de Conversa Meninas do IFG – Campus Itumbiara: Formação Profissional e Empoderamento Feminino na Educação Básica . Revista Labor, [S. l.], v. 2, n. 24, p. 10–23, 2020. DOI: 10.29148/labor.v2i24.44249. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/44249. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.