Educação Profissional e Tecnológica
Integração entre o ensino de ciências e as práticas profissionais
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v2i24.60061Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica. Ensino de ciências. Práticas profissionaisResumo
A discussão em torno da Educação Profissional e Tecnológica ressurge no Brasil sob um cenário desafiador. Robôs, Inteligência Artificial e outras formas de tecnologia contribuem para a eliminação de postos de trabalho e ao mesmo tempo promovem o surgimento de novas profissões. O presente artigo analisa uma possível integração entre o ensino de ciências e práticas profissionais, através da realização de atividades investigativas, que colabore efetivamente na formação dos estudantes diante de tal situação. Trata-se de uma análise qualitativa de uma intervenção planejada por três estudantes, acompanhada pelo professor orientador e realizada no laboratório de uma faculdade pública de tecnologia situada no Município de São Paulo. A coleta de dados ocorreu durante seis meses e o material empírico consistiu na produção escrita e nas observações feitas durante experiências numa máquina de refrigeração. Observou-se ações de condicionamento promovida por várias situações, inclusive pelos métodos empíricos disseminados pelas empresas. Por outro lado, as mediações para integrar práticas científicas e profissionais evidenciaram a relevância do vínculo entre os objetivos da atividade de ensino e os motivos particulares da aprendizagem dos estudantes, notando-se indícios de atribuição de sentidos entre o fazer da prática e o pensar das ciências. Tais resultados, além de servirem como subsídios aos professores da educação tecnológica, ajudam a repensar possíveis caminhos à formação profissional dos trabalhadores diante dos desafios das novas profissões e dos saberes que elas exigem.
Palavras-chave: Educação profissional e tecnológica. Ensino de ciências. Práticas profissionais.
Referências
ANTUNES, R. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital, 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2018.
ARRUDA, Fabio Pinto de. Aprendizagem de projetos no ensino técnico contribuições da teoria histórico-cultural para o desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes. 2016. 253 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2016.
ARRUDA, FABIO PINTO DE; MORETTI, VANESSA DIAS . Desenvolvimento do pensamento teórico na educação profissional: em busca da superação dialética da prática. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 45, p. 1/e201768-19, 2019.
ARRUDA, F.P. de; COSTA, J. D. . A importância da manutenção e sua relação com o ciclo termodinâmico de refrigeração. In: XVI CONBRAVA - Congresso Brasileiro de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento do ar, 2019, São Paulo. Novas Tecnologias e Eficiência Energética em Sistemas AVAC-R. São Paulo: ABRAVA, 2019.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 2013.
BORGNAKKE, C.; SONNTAG, R. E. Fundamentos da termodinâmica. 2. ed. Tradução: Roberto de Aguiar Peixoto. São Paulo: Blucher, 2018.
BORLIDO, D. J. A. Indústria 4.0: Aplicação a sistemas de manutenção. Portugal: Universidade do Porto, 2017.
BRASIL. Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, [2004]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm. Acesso em: 05 jun. 2020.
BRASIL. Decreto nº 8.268, de 18 de junho de 2014. Altera o Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004, que regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF: Presidência da República, [2014]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Decreto/D8268.htm#art1. Acesso em: 05 jun. 2020.
BRASIL. Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica. Brasília, DF: Presidência da República, [2008]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11741.htm#art3. Acesso em: 05 jun. 2020.
CARNIELLO, ANDREIA ; ZANOTELLO, MARCELO . DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DIGITAIS NA ESCOLA POR MEIO DA INTEGRAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS, PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA EDUCACIONAL VIRTUAL. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 11, p. 176-198, 2020.
CIAVATTA F., M. A. O trabalho como princípio educativo: uma investigação teórico-metodológica (1930-1960). 1990. Tese (Doutorado) Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, 1990.
CIPRIANI, A.; GRAMOLATI, A.; MARI, G. Il lavoro 4.0:la quarta rivoluzione industriale e le transformazion idelle attività lavorative. Firenze: Firenze University Press, 2018.
COSTA, J. D. da; SANTOS, E. R. S. dos; SILVA, G. R.. A importância da manutenção preventiva e sua relação com o desempenho termodinâmico do ciclo de refrigeração. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Refrigeração, Ventilação e Ar Condicionado) - FATEC Itaquera - Prof. Miguel Reale, 2018.
DAVÍDOV, V. La enseñanza el escolar y el desarrollo psíquico: investigación psicológica, teórica y experimental. Traducido del ruso por Marta Shuare, Ph. D. en psicologia. Moscu: Editora Progreso, 1988.
DOSSAT, R. J. Princípios de refrigeração. São Paulo: Editora Hemus, 2004.
DUARTE, N. Vigotski e o aprender a aprender: críticas às apropriações neoliberais e pós-modernas a teoria vigotskiana. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.
FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. Tradução: Kátia de Mello e Silva. São Paulo: Cortez & Moraes,1979.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
HARVEY, D. La condición de la pos modernidad: investigación sobre los Orígenes del cambio cultural. Buenos Aires, ARG: Amorrortu editores, 1990.
HOMEM, T. D.; SANTOS, P. E.; REALI, A. H. C.; BIANCHI, R. A. da C.; LOPEZ DE MANTARAS, R. L. de. Qualitative case-based reasoning and learning. Artificial Intelligence, v. 283, p. 103258. ELSEVIER, 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0004370218303424?via%3Dihub. Acesso em: 05 jun. 2020.
KUENZER, A. Z. Ensino de 2º. grau. O trabalho como princípio educativo. São Paulo: Cortez, 1988.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Metodologia do trabalho científico. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. 2. ed. Tradução: Rubens Eduardo Frias. São Paulo: Centauro, 2004.
LEONTIEV, A. N. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 13. ed. Tradução: Maria da Pena Villalobos. São Paulo: Ícone, p. 59-102, 2014.
MAGONE, A.; MAZALI, T. Industria 4.0:Uomini e macchine ne lla fabbrica digitale. Milano: Casa editricegoWare, Guerini e Associati, 2016.
MANACORDA, M. A. O princípio educativo em Gramsci. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1990.
MOURA, M. O.et al. Atividade Orientadora de Ensino como unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M. O. A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Brasília: Liber Livro, 2010.
NOSELLA, P. Trabalho e educação: do tripalium da escravatura ao labor de burguesia: do labor da burguesia à poiésis socialista. In: GOMEZ, Carlos Minayo et al. Trabalho e Conhecimento: dilemas na educação do trabalhador. 6. ed. São Paulo: Cortez, p. 39-58, 2012.
RAMOS, M. Concepções e práticas pedagógicas nas escolas técnicas do sistema único de saúde: fundamentos e contradições. Revista Trab. Educ. Saúde, v. 7, suplemento, Rio de Janeiro, p. 153-173, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1981-77462009000400008&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 03 jun. 2020.
RIFKIN, J. The third industrial revolution: how lateral power is transforming energy, the economy and the world. New York: St. Martin's Griffin, 2011.
SCHWAB, K. A quarta revolução industrial.1. Ed. São Paulo: Edipro, 2016.
VENTURINI, O. J.; PIRANI, M. J. Eficiência energética em sistemas de refrigeração comercial e industrial. Rio de Janeiro: ELETROBRAS, 2005.
VIGOTSKI, L. S.A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
VIGOTSKI, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 13. ed. Tradução: Maria da Pena Villalobos. São Paulo: Ícone, p. 103-117, 2014.
YOUNG, M. F. D. Para que servem as escolas? Educação & Sociedade, v. 28, n. 101, p. 1287-1302, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v28n101/a0228101.pdf. Acesso em:03 jun. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).