Educación en tiempos de pandemia:

reflexiones a partir de una experiencia en la enseñanza remota

Autores/as

  • Vinícius Ramos Puccinelli UFSC/ Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação PPGE-UFSC
  • Astrid Baecker Universidade Federal de Santa Catarina
  • Célia Regina Vendramini Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Mauro Titton Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i26.71889

Palabras clave:

Crisis. Capital. Relación capital-trabajo. Condiciones de enseñanza-aprendizaje

Resumen

Este texto trae reflexiones sobre una experiencia vivida por cuatro profesores de una disciplina compartida en el Curso de Pedagogía de la Universidad Federal de Santa Catarina (UFSC), durante el primer semestre excepcional en el que la Institución optó por reiniciar la enseñanza a través del “Ensino Remoto de Emergencia” durante la pandemia SARS-Cov-2, en el contexto de una crisis de salud y la crisis estructural del capital. Reflejamos la experiencia de la “enseñanza remota” en diálogo con las referencias bibliográficas que orientaron la asignatura impartida y con el trabajo realizado por los estudiantes, lo que permitió identificar algunos efectos de esta forma de “enseñanza” para la formación profesional y humana y cómo respondem a los intereses de distintas clases sociales.

Biografía del autor/a

Vinícius Ramos Puccinelli, UFSC/ Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação PPGE-UFSC

Graduado em Ciências Biológicas/Bacharelado pela Universidade Federal de Rio Grande (2010 - 2014) e em Ciências Biológicas/Licenciatura (2015 - 2017) pela mesma Universidade. Obteve o título de mestre em educação ambiental (2014 - 2016) pelo Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental (stricto sensu). Em 2021, formou-se em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional. Atualmente é doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina e membro do grupo de estudos capital, trabalho e educação (GECATE). Possui especial interesse nas temáticas inseridas na relação Educação e Trabalho, Políticas Educacionais, Educação Popular, Trabalho-sociedade-natureza e Crítica da Economia Política.

https://orcid.org/0000-0002-0751-4763

Astrid Baecker, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação e Educação Física escolar, com atuação em ginástica e dança, Desenvolve investigação e ação nos seguintes temas: Política educacional, Ontologia e Realismo Crítico, Produção do conhecimento em Educação Física, Política de pós-graduação, Formação docente.

https://orcid.org/0000-0003-4868-3026

Célia Regina Vendramini, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho e do grupo de pesquisa Migração e Educação. Foi coordenadora do GT Trabalho e Educação da ANPEd no período de 2015 a 2017. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC no período de 2010 a 2012 e, em 2020 (julho a outubro), como pró-tempore. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989), Mestrado (1992) e Doutorado (1997) em Educação pela Universidade Federal de São Carlos/SP, Pós-Doutorado pela Universidade de Lisboa (2005) e pela Cornell University (2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, migração e escolarização; reprodução social e educação; movimentos sociais e educação; educação do campo. Pesquisadora Produtividade em Pesquisa do CNPq..

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9600-2868

Mauro Titton, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

É graduado em Educação Física - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2006) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010), com Doutorado Sanduíche na Universidad de Pinar del Río/Cuba (2008). Realizou estudos de Pós-doutorado na Faculdade de Ciências Políticas e Sociologia da Universidade Autônoma de Barcelona/Espanha (2017/2018). Atualmente é Professor do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina e Coordenador do PRONERA/CED/UFSC. Foi membro pesquisador do Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho - TMT/UFSC e do Grupo LEPEL/FACED/UFBA. É membro pesquisador do Grupo de Investigação sobre Políticas Educacionais (GIPE-Marx - UFSC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pedagogia (Aprendizagem e Desenvolvimento), em Educação do Campo e em Ensino Profissional, e em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, trabalho e educação, políticas públicas, políticas educacionais e movimentos sociais. 

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9146-4019

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Publicado

2021-11-04

Cómo citar

RAMOS PUCCINELLI, Vinícius; BAECKER, Astrid; VENDRAMINI, Célia Regina; TITTON, Mauro. Educación en tiempos de pandemia:: reflexiones a partir de una experiencia en la enseñanza remota. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 26, p. 257–280, 2021. DOI: 10.29148/labor.v1i26.71889. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/71889. Acesso em: 18 may. 2024.

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