Entre Saberes e Fazeres:
a Formação de Professores de Cursos da Área da Saúde de Escolas Particulares de Nível Técnico
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i27.72048Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Formação docente, Profissional da saúde, Rede privada de ensino, Levantamento bibliográfico.Resumo
No contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), fazem-se reflexões acerca das relações diretas que vivências e experiências adquiridas ao longo da vida profissional, podem definir a atual situação do sujeito que é professor. Partiu-se, então, da perspectiva frente à falta de formação para a docência na EPT, bem como, a não obrigatoriedade da formação em licenciatura para exercer tal papel. A pesquisa tem como objetivo investigar como ocorre a formação de professores de escolas técnicas privadas atuantes em cursos técnicos da área da saúde. E, por meio desse aprofundamento nas histórias de vida, pretende-se discorrer a trajetória de formação dos professores, verificando o que eles identificam como realização profissional docente. Quanto aos aspectos metodológicos, será realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, fazendo uso do método História Oral de Vida (HOV) de Meihy e Holanda (2007) e, para análise dos dados, propõe-se a Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2006). Farão parte da pesquisa professores de cursos da saúde atuantes em duas escolas técnicas da rede privada do município de Santa Maria-RS, que por meio de entrevista pré-agendada, irão discorrer sobre sua trajetória de vida profissional. Assim, a partir do processo de autorreflexão, estima-se promover ao professor um momento potente para contribuir para seu desenvolvimento profissional docente, o que pode fomentar a investidura em cursos de aperfeiçoamento, leituras e demais atividades.
Referências
BATTISTEL, A. L. H. T. História Oral de professores de Terapia Ocupacional: três vidas, três histórias, quatro cantos do Brasil. 2016. 309 p. Tese (doutorado)- Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, RS, 2016.
BERNARDES, C. A. de A. Concepções de formação de professores (manuscrito): perspectiva emancipatória na produção acadêmica do Centro-Oeste. Dissertação (Mestrado em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás). Goiânia, 2013. Professora orientadora: Solange Martins Oliveira Magalhães.
BRASIL. LEI Nº 12.513, DE 26 DE OUTUBRO DE 2011. Institui o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 27 de outubro de 2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12513.htm
BRASIL. MEC. Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec). Disponível em: http://sistec.mec.gov.br/consultapublicaunidadeensino/
BOLZAN, Doris Pires Vargas; ISAIA, Silvia Maria Aguiar; MACIEL, Adriana Moreira da Rocha. Formação de professores: a construção da docência e da atividade pedagógica na Educação Superior. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 13, n. 38, p. 49-68, jan./abr. 2013. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/viewFile/7817/7550. Acesso em: 10 de Maio de 2019.
CAETANO, D. L. do N. S. Trabalho docente de mulheres em Goiânia-GO. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás). Catalão, GO, 2014. Professora orientadora: Carmem Lúcia Costa.
CALEGARI, C. R. O perfil profissional docente dos egressos da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia/MG. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, 2017. Professora orientadora: Regina Maria Rovigati Simões.
DE SOUZA, Aparecida Neri. Trajetórias de professores da Educação Profissional. Pro-Posições, v. 16, n. 3 (48) - set./dez. 2005. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643685. Acesso em: 16 de Maio de 2019.
DIAS, J. C., DA SILVA, J. A. F. Caderno de dados [recurso eletrônico]: memória Institucional: Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec: iniciativa bolsa-formação: 2011-2017 /. – 1. ed. - Vitória: Instituto Federal do Espírito Santo, 2019. 327 p. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564712
FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina; ROMAN, Marisa Fátima. A formação de professores reflexivos: a docência como objeto de investigação. Educação | Santa Maria | v. 38 | n. 2 | p. 277-288 | maio/ago. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/5483. Acesso em: 10 de Maio de 2019.
FERREIRA FILHO, J.L. Formação do profissional de Radiologia em nível técnico na região metropolitana do Rio de Janeiro: Um estudo exploratório. 2010, 100f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 13. ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
______. Pedagogia do Oprimido. 46 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
IMBERNÓN, F. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional, formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2011.
LOPES, S.O.F. Formação e trabalho em saúde: uma análise a partir da percepção de Técnicos em Radiologia. 2013, 80f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2013.
MANFREDI, S. M. Educação Profissional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.
MEIHY, J.C. S. B.; Manual de História Oral. 5 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
MEIHY, J.C. S. B.; HOLANDA, F. História Oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2007.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 2. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2013.
NASCIMENTO, Wilson Elmer; BAROLLI Elisabeth. Desenvolvimento profissional docente: a trajetória de uma professora supervisora no PIBID. Educação em Revista| Belo Horizonte|n.34|e169378|2018. Disponível em: http://educacaoemrevistaufmg.com.br/?artigo=desenvolvimento-profissional-docente-a-trajetoria-de-uma-professora-supervisora-no-pibid. Acesso em: 15 de Maio de 2019.
OLIVEIRA, S. R. et al.. Qualificação dos Técnicos em Radiologia: história e questões atuais. In: MOROSINI, M.V.G.C. et al.. (Orgs.). Trabalhadores Técnicos da Saúde: aspectos da qualificação profissional no SUS. Rio de Janeiro: EPSJV, 2013.
OLIVEIRA, S. C. V. de. Avaliação do desempenho docente: o curso de Educação Física. Dissertação (Mestrado em Educação Física, Universidade Federal do Triângulo Mineiro). Uberaba, MG, 2014).
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 1999. (p. 15 a 34)
PIMENTA, S.G. Formação de professores: Identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S.G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 8ed. São Paulo: Cortez, 2012. p.15-38.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M.S.L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis.v.3, n. 3, p.5-24, 2006. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10542
SANTA MARIA (município). Documento-base Plano Municipal de Educação. Fórum Municipal de Educação, 2015. Disponível em: https://www.santamaria.rs.gov.br/smed/?secao=documentos&tipo=140&lista=1. Acesso em: 20 de março de 2020.
SANTOS, R. de O. Análise do perfil dos docentes e das práticas pedagógicas nos Cursos Técnicos em Radiologia. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional em Saúde). Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de janeiro, RJ, 2016.
SILVA, V. O. da. Aposentadoria: o trabalho e o sentido de sua continuidade para o professor do ensino superior. Dissertação (Mestrado em Educação, Escola de Comunicação, Educação e Humanidades da Universidade Metodista de São Paulo). São Bernardo do Campo, SP, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).