Between Knowledge and Doing

the Training of Teachers in Health Care Courses in Private Schools of Technical Level

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i27.72048

Keywords:

Technological formation, Teacher training, Health professional, Private education network, Bibliographic survey

Abstract

In the context of Professional and Technological Education (EPT), reflections are made on the direct relationships that experiences and experiences acquired throughout professional life can define the current situation of the subject who is a teacher. It started, then, from the perspective facing the lack of training for teaching at EPT, as well as the non-obligation of graduation training to exercise this role. The research aims to investigate how the training of teachers from private technical schools working in technical courses in the area of ​​health occurs. And, through this deepening in life stories, it is intended to discuss the trajectory of teacher education, verifying what they identify as professional teacher achievement. As for the methodological aspects, a qualitative approach research will be carried out, using the Oral History of Life (HOV) method by Meihy and Holanda (2007) and, for data analysis, the Textual Discursive Analysis of Moraes and Galiazzi is proposed ( 2006). The research will include teachers from health courses working in two technical schools in the private network in the city of Santa Maria-RS, who, through a pre-scheduled interview, will discuss their professional life trajectory. Thus, based on the process of self-reflection, it is expected to provide the teacher with a powerful moment to contribute to their professional development as a teacher, which can foster investment in improvement courses, readings and other activities.

Author Biographies

Suzel Lima da Silva, Colégio Politécnico da UFSM.

Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade Federal de Santa Maria no ano de 2013. Especialização no Programa de Residência Multiprofissional em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde com Ênfase em Hemato-oncologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) concluída em 2016. Atuo na área de hemato-oncologia infanto-juvenil por meio da participação do Programa de Extensão denominado "CAACTO" (Cuidado e Atenção à Criança em Tratamento Oncológico) desde o ano de 2011, sendo no ano de 2018 iniciado como uma das co-orientadoras do programa. Mestranda junto ao Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica da UFSM e bolsista junto à Coordenadoria de Assuntos Educacionais (CAEd-UFSM) no Núcleo de Acessibilidade, atuando na assistência estudantil com serviço especializado de Terapia Ocupacional. Mais recentemente, atuo como colaboradora no Projeto de Extensão Terapia Ocupacional, Educação Inclusiva e Ações Interdisciplinares- TEIA da UFSM, com foco em ações de acompanhamento de estudantes que apresentam condições de deficiência, inlcuindo a infância até vida adulta. E, participante do Grupo de Pesquisa Educação, Saúde e Inclusão (GEPEDUSI) também da UFSM. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação- UFSM, linha de pesquisa L3: Educação Especial, Saúde e Diferença no ano de 2021. Professora Substituta, Colégio Politécnico da UFSM.

Francisco Nilton Gomes de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Medicina

Possuo Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade de Fortaleza, Bacharelado em Direito pela Faculdade Cenecista- CNEC, Rio de Janeiro; Mestrado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza,; Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco e Pós Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- (UFGRS). Professor Associado, na Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ - Faculdade de Medicina - Departamento de Terapia Ocupacional, bem como, docente voluntário do Mestrado Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial na Universidade Federal de Santa Maria( UFSM). Linha de pesquisa: Políticas, Avaliação e Gestão em Educação Superior. Acumulo experiência na área de Gestão em Educação superior, Direção de Ensino, Coordenação de Cursos, Coordenação do Programa em Saúde Mental, Tutor e Preceptor da Residência Multiprofissional em Saúde Mental da UFSM e Avaliador do MEC/INEP. Autor dos Livros: O universo linguístico: uma releitura filosófica na linguagem humana; Cenários e determinantes na educação superior no Brasil: caminhos reflexões sobre as práticas institucionais de ensino; Educação Superior: refletindo caminhos e compartilhando relatos de experiências; Modelos e experiências de uma rede de atenção em saúde mental; Acessibilidade Cultural no Brasil: narrativas e vivências em ambientes sociais e Terapia Ocupacional: Saberes e Fazeres, Sou Pesquisador da Rede de Estudos em Universidade (Rede GEU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul- (UFRGS) .

Amara Lúcia Holanda Tavares Battistel, Univeridade Federal de Santa Maria - UFSM

Graduou-se em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Pernambuco (1982), mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1992/2016). Atuou como docente no Curso de Pedagogia da Universidade de Cruz Alta (1997/2003). Implantou e coordenou o curso de Terapia Ocupacional do Centro Universitário Franciscano - UNIFRA (2004/2009). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Santa Maria (2009). Coordena o Programa Interdisciplinar de Extensão CAACTO: Cuidado e Atenção ao Adolescente e à Criança em Tratamento Oncológico. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase na Formação de Professores e em Terapia Ocupacional na área da Saúde da Criança, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento infantil, oncologia infanto-juvenil e educação inclusiva.

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Published

2022-07-08

How to Cite

SILVA, Suzel Lima da; OLIVEIRA, Francisco Nilton Gomes de; BATTISTEL, Amara Lúcia Holanda Tavares. Between Knowledge and Doing: the Training of Teachers in Health Care Courses in Private Schools of Technical Level. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 27, p. 420–439, 2022. DOI: 10.29148/labor.v1i27.72048. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/72048. Acesso em: 22 dec. 2024.

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