Possibilidades e Desafios para Implementação das Proposições da BNCC para o Ensino da Leitura na Educação Profissional e Tecnológica em Tempos de Pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i27.72057

Palavras-chave:

Leitura, Base Nacional Comum Curricular, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), traz mudanças no entendimento da Leitura e do seu ensino, todavia sua implementação ainda enfrenta adversidades, posto que os educadores ainda não tem uma compreensão clara, teórica e metodológica de como implementar localmente suas proposições. Assim, objetivou-se analisar quais as possibilidades e desafios para implementação das proposições da BNCC para o ensino da Leitura em tempos de pandemia, além de analisar o Ensino Médio, Profissional e Tecnológico dentro da perspectiva da BNCC. Para verificar tais possibilidades utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental. Percebeu-se que a implementação da BNCC é um processo inerentemente complexo e, coincidindo com o período de implementação, a pandemia trouxe desafios ainda maiores. No entanto, apesar dos desafios muitos, a BNCC conseguiu encontrar uma forma de contornar os obstáculos e segue com o processo de implementação mesmo diante das adversidades.

Biografia do Autor

Vanilda Salustiano da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)

Técnica administrativa no Banco do Brasil Tecnologia de Serviços (BBTS). Licenciada em Pedagogia pelo Instituto Tocantinense de Educação Superior e Pesquisa  (ITOP). Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Instituto Tocantinense de Educação Superior e Pesquisa (ITOP) e em Atendimento Educacional Especializado - Educação Especial e Inclusiva pelo Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR). Bacharelanda em Biblioteconomia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Mestranda do programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pelo Instituto Federal do Tocantins - IFTO.

Rivadávia Porto Cavalcante , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO

Doutora em Linguística e Práticas Sociais pela Universidade Federal da Paraíba ? (PROLING/UFPB). Estágio de Doutorado Sanduiche (PDSE/CAPES) - Boursier d?excelence - pela Universidade de Genebra (UNIGE), Suíça. Mestre em Linguística e Práticas Sociais (PROLING/UFPB), Especialista em métodos de Ensino/Aprendizagem da língua inglesa pela Faculdade de Educação São Luiz, Jabotical/SP, Especialista em Docência Universitária pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Licenciado e Bacharelado em Letras pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como Pesquisador de práticas sociais da lingua(gem) e dos gêneros de texto que as representam, com ênfase em Linguística Aplicada e Políticas Linguísticas. Docente e Tradutor (Inglês/Francês) com experiência em gestão de projetos para cooperação e parcerias internacionais. Lider do Grupo de Estudos em Lingua(gem), Interação e Representações nas Práticas Formativas (GELIPRAC/IFTO), Membro do Grupo de Estudos em Letramentos, Interação e Trabalho (GELIT/UFPB) e do Núcleo de Estudos de Políticas e Educação Linguística (NEPEL/UFPB) cadastrados no CNPq. 

Jair José Maldaner , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO

Possui Licenciatura em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1994), Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2009) e Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (2016). Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Campus Palmas. Atua como docente no Ensino Médio Integrado, cursos superiores e no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT como docente e coordenador. Tem experiência na área de Filosofia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Profissional e Tecnológica; Formação Humana Integral; Filosofia da Educação; Direitos Humanos; Ética e Cidadania. É líder do grupo de Pesquisa Práxis: Trabalho, Educação e Sociedade.

Marcelo Rythowem, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1996), Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2008) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2017). É professor Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins Campus Palmas. Tem experiência na área de Filosofia, Gestão e Educação.

Mary Lúcia Gomes Silveira de Senna , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO

Graduada em PEDAGOGIA pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997), Especialista em Turismo pela Universidade Católica de Brasília (2005), Mestre em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins (2008), Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP/IPEN). Atua como Professora Efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Atuou nas disciplinas pedagógicas dos cursos de Licenciatura nos campi de Araguatins e Porto Nacional do IFTO. Atualmente, ministra disciplinas da área de Turismo, Hospitalidade e Lazer. É professora do Mestrado em Educação ProfEPT. Já ministrou módulos na Pós-graduação em Proeja do IFTO, bem como, em curso de Pós-graduação a distância em Docência na Educação Profissional e Tecnológica. Atualmente é líder do grupo de pesquisa NETUH, foi coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do IFTO e é revisora da Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, Revista de Ecoturismo e Revista Sítio Novo. 

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Publicado

2022-07-08

Como Citar

SILVA, Vanilda Salustiano da; CAVALCANTE , Rivadávia Porto; MALDANER , Jair José; RYTHOWEM, Marcelo; SENNA , Mary Lúcia Gomes Silveira de. Possibilidades e Desafios para Implementação das Proposições da BNCC para o Ensino da Leitura na Educação Profissional e Tecnológica em Tempos de Pandemia. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 27, p. 399–419, 2022. DOI: 10.29148/labor.v1i27.72057. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/72057. Acesso em: 21 nov. 2024.

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