Entre el saber y el hacer:

la formación del profesorado en los cursos de salud en las escuelas privadas de nivel técnico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i27.72048

Palabras clave:

Formación tecnológica, Formación de profesores, Profesional de la salud, Red de educación privada, Estudio bibliográfico

Resumen

En el contexto de la Educación Profesional y Tecnológica (EPT), se reflexiona sobre las relaciones directas que las experiencias y vivencias adquiridas a lo largo de la vida profesional pueden definir la situación actual del sujeto que es docente. Se partió, entonces, de la perspectiva de afrontar la falta de formación para la docencia en el EPT, así como la no obligación de formación de egreso para ejercer este rol. La investigación tiene como objetivo investigar cómo se da la formación de profesores de escuelas técnicas privadas que trabajan en cursos técnicos en el área de la salud. Y, a través de esta profundización en las historias de vida, se pretende discutir la trayectoria de la formación docente, verificando lo que identifican como logro docente profesional. En cuanto a los aspectos metodológicos, se realizará una investigación de enfoque cualitativo, utilizando el método de Historia Oral de la Vida (HOV) de Meihy y Holanda (2007) y, para el análisis de datos, se propone el Análisis Textual Discursivo de Moraes y Galiazzi (2006). ). La investigación incluirá a docentes de cursos de salud que laboran en dos escuelas técnicas de la red privada de la ciudad de Santa Maria-RS, quienes, a través de una entrevista preprogramada, hablarán sobre su trayectoria de vida profesional. Así, a partir del proceso de autorreflexión, se espera brindar al docente un momento poderoso para contribuir a su desarrollo profesional como docente, lo que puede fomentar la inversión en cursos de perfeccionamiento, lecturas y otras actividades.

Biografía del autor/a

Suzel Lima da Silva, Colégio Politécnico da UFSM.

Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade Federal de Santa Maria no ano de 2013. Especialização no Programa de Residência Multiprofissional em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde com Ênfase em Hemato-oncologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) concluída em 2016. Atuo na área de hemato-oncologia infanto-juvenil por meio da participação do Programa de Extensão denominado "CAACTO" (Cuidado e Atenção à Criança em Tratamento Oncológico) desde o ano de 2011, sendo no ano de 2018 iniciado como uma das co-orientadoras do programa. Mestranda junto ao Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica da UFSM e bolsista junto à Coordenadoria de Assuntos Educacionais (CAEd-UFSM) no Núcleo de Acessibilidade, atuando na assistência estudantil com serviço especializado de Terapia Ocupacional. Mais recentemente, atuo como colaboradora no Projeto de Extensão Terapia Ocupacional, Educação Inclusiva e Ações Interdisciplinares- TEIA da UFSM, com foco em ações de acompanhamento de estudantes que apresentam condições de deficiência, inlcuindo a infância até vida adulta. E, participante do Grupo de Pesquisa Educação, Saúde e Inclusão (GEPEDUSI) também da UFSM. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação- UFSM, linha de pesquisa L3: Educação Especial, Saúde e Diferença no ano de 2021. Professora Substituta, Colégio Politécnico da UFSM.

Francisco Nilton Gomes de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Medicina

Possuo Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade de Fortaleza, Bacharelado em Direito pela Faculdade Cenecista- CNEC, Rio de Janeiro; Mestrado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza,; Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco e Pós Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- (UFGRS). Professor Associado, na Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ - Faculdade de Medicina - Departamento de Terapia Ocupacional, bem como, docente voluntário do Mestrado Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial na Universidade Federal de Santa Maria( UFSM). Linha de pesquisa: Políticas, Avaliação e Gestão em Educação Superior. Acumulo experiência na área de Gestão em Educação superior, Direção de Ensino, Coordenação de Cursos, Coordenação do Programa em Saúde Mental, Tutor e Preceptor da Residência Multiprofissional em Saúde Mental da UFSM e Avaliador do MEC/INEP. Autor dos Livros: O universo linguístico: uma releitura filosófica na linguagem humana; Cenários e determinantes na educação superior no Brasil: caminhos reflexões sobre as práticas institucionais de ensino; Educação Superior: refletindo caminhos e compartilhando relatos de experiências; Modelos e experiências de uma rede de atenção em saúde mental; Acessibilidade Cultural no Brasil: narrativas e vivências em ambientes sociais e Terapia Ocupacional: Saberes e Fazeres, Sou Pesquisador da Rede de Estudos em Universidade (Rede GEU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul- (UFRGS) .

Amara Lúcia Holanda Tavares Battistel, Univeridade Federal de Santa Maria - UFSM

Graduou-se em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Pernambuco (1982), mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1992/2016). Atuou como docente no Curso de Pedagogia da Universidade de Cruz Alta (1997/2003). Implantou e coordenou o curso de Terapia Ocupacional do Centro Universitário Franciscano - UNIFRA (2004/2009). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Santa Maria (2009). Coordena o Programa Interdisciplinar de Extensão CAACTO: Cuidado e Atenção ao Adolescente e à Criança em Tratamento Oncológico. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase na Formação de Professores e em Terapia Ocupacional na área da Saúde da Criança, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento infantil, oncologia infanto-juvenil e educação inclusiva.

Citas

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Publicado

2022-07-08

Cómo citar

SILVA, Suzel Lima da; OLIVEIRA, Francisco Nilton Gomes de; BATTISTEL, Amara Lúcia Holanda Tavares. Entre el saber y el hacer: : la formación del profesorado en los cursos de salud en las escuelas privadas de nivel técnico. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 27, p. 420–439, 2022. DOI: 10.29148/labor.v1i27.72048. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/72048. Acesso em: 22 dic. 2024.

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