Entre Saberes e Fazeres:

a Formação de Professores de Cursos da Área da Saúde de Escolas Particulares de Nível Técnico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i27.72048

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Formação docente, Profissional da saúde, Rede privada de ensino, Levantamento bibliográfico.

Resumo

No contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), fazem-se reflexões acerca das relações diretas que vivências e experiências adquiridas ao longo da vida profissional, podem definir a atual situação do sujeito que é professor. Partiu-se, então, da perspectiva frente à falta de formação para a docência na EPT, bem como, a não obrigatoriedade da formação em licenciatura para exercer tal papel. A pesquisa tem como objetivo investigar como ocorre a formação de professores de escolas técnicas privadas atuantes em cursos técnicos da área da saúde. E, por meio desse aprofundamento nas histórias de vida, pretende-se discorrer a trajetória de formação dos professores, verificando o que eles identificam como realização profissional docente. Quanto aos aspectos metodológicos, será realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, fazendo uso do método História Oral de Vida (HOV) de Meihy e Holanda (2007) e, para análise dos dados, propõe-se a Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2006). Farão parte da pesquisa professores de cursos da saúde atuantes em duas escolas técnicas da rede privada do município de Santa Maria-RS, que por meio de entrevista pré-agendada, irão discorrer sobre sua trajetória de vida profissional. Assim, a partir do processo de autorreflexão, estima-se promover ao professor um momento potente para contribuir para seu desenvolvimento profissional docente, o que pode fomentar a investidura em cursos de aperfeiçoamento, leituras e demais atividades.

Biografia do Autor

Suzel Lima da Silva, Colégio Politécnico da UFSM.

Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade Federal de Santa Maria no ano de 2013. Especialização no Programa de Residência Multiprofissional em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde com Ênfase em Hemato-oncologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) concluída em 2016. Atuo na área de hemato-oncologia infanto-juvenil por meio da participação do Programa de Extensão denominado "CAACTO" (Cuidado e Atenção à Criança em Tratamento Oncológico) desde o ano de 2011, sendo no ano de 2018 iniciado como uma das co-orientadoras do programa. Mestranda junto ao Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica da UFSM e bolsista junto à Coordenadoria de Assuntos Educacionais (CAEd-UFSM) no Núcleo de Acessibilidade, atuando na assistência estudantil com serviço especializado de Terapia Ocupacional. Mais recentemente, atuo como colaboradora no Projeto de Extensão Terapia Ocupacional, Educação Inclusiva e Ações Interdisciplinares- TEIA da UFSM, com foco em ações de acompanhamento de estudantes que apresentam condições de deficiência, inlcuindo a infância até vida adulta. E, participante do Grupo de Pesquisa Educação, Saúde e Inclusão (GEPEDUSI) também da UFSM. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação- UFSM, linha de pesquisa L3: Educação Especial, Saúde e Diferença no ano de 2021. Professora Substituta, Colégio Politécnico da UFSM.

Francisco Nilton Gomes de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Medicina

Possuo Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade de Fortaleza, Bacharelado em Direito pela Faculdade Cenecista- CNEC, Rio de Janeiro; Mestrado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza,; Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco e Pós Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- (UFGRS). Professor Associado, na Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ - Faculdade de Medicina - Departamento de Terapia Ocupacional, bem como, docente voluntário do Mestrado Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial na Universidade Federal de Santa Maria( UFSM). Linha de pesquisa: Políticas, Avaliação e Gestão em Educação Superior. Acumulo experiência na área de Gestão em Educação superior, Direção de Ensino, Coordenação de Cursos, Coordenação do Programa em Saúde Mental, Tutor e Preceptor da Residência Multiprofissional em Saúde Mental da UFSM e Avaliador do MEC/INEP. Autor dos Livros: O universo linguístico: uma releitura filosófica na linguagem humana; Cenários e determinantes na educação superior no Brasil: caminhos reflexões sobre as práticas institucionais de ensino; Educação Superior: refletindo caminhos e compartilhando relatos de experiências; Modelos e experiências de uma rede de atenção em saúde mental; Acessibilidade Cultural no Brasil: narrativas e vivências em ambientes sociais e Terapia Ocupacional: Saberes e Fazeres, Sou Pesquisador da Rede de Estudos em Universidade (Rede GEU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul- (UFRGS) .

Amara Lúcia Holanda Tavares Battistel, Univeridade Federal de Santa Maria - UFSM

Graduou-se em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Pernambuco (1982), mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1992/2016). Atuou como docente no Curso de Pedagogia da Universidade de Cruz Alta (1997/2003). Implantou e coordenou o curso de Terapia Ocupacional do Centro Universitário Franciscano - UNIFRA (2004/2009). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Santa Maria (2009). Coordena o Programa Interdisciplinar de Extensão CAACTO: Cuidado e Atenção ao Adolescente e à Criança em Tratamento Oncológico. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase na Formação de Professores e em Terapia Ocupacional na área da Saúde da Criança, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento infantil, oncologia infanto-juvenil e educação inclusiva.

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Publicado

2022-07-08

Como Citar

SILVA, Suzel Lima da; OLIVEIRA, Francisco Nilton Gomes de; BATTISTEL, Amara Lúcia Holanda Tavares. Entre Saberes e Fazeres: : a Formação de Professores de Cursos da Área da Saúde de Escolas Particulares de Nível Técnico . Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 27, p. 420–439, 2022. DOI: 10.29148/labor.v1i27.72048. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/72048. Acesso em: 22 dez. 2024.

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