A formação humana entre o currículo e a prática do professor do ensino médio integrado
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v2i24.60119Palavras-chave:
Ensino médio profissionalizante. Educação integral. Currículo. Prática docente.Resumo
Os Institutos Federais oferecem educação profissional e tecnológica e têm o ensino técnico de nível médio como um de seus objetivos, devendo ser ofertado prioritariamente na modalidade integral – ensino médio integrado. Sob a ótica da formação humana integral, omnilateral e politécnica, em que embasamos esse estudo, o ensino médio integrado deve ocupar um papel de transposição para uma formação ampla dos sujeitos, no sentido da escola unitária de Gramsci. Nesse sentido, este estudo busca perceber como se dá a formação humana integral no currículo dos cursos técnicos integrados ao ensino médio de um campus do Instituto Federal do Triângulo Mineiro e na prática docente, com foco nas áreas de Literatura e História. A pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo exploratório. Utilizamos pesquisa bibliográfica e documental, com a análise de dois Projetos Pedagógicos de Cursos, além da aplicação de questionário aberto a professores de Literatura e História. Os dados coletados por meio do questionário foram analisados pela análise de conteúdo de Bardin. Os documentos indicam um progresso, mostrando uma crescente preocupação com a formação humana integral, omnilateral e politécnica dos sujeitos, para o exercício da cidadania e das diversas funções do mundo do trabalho. Os depoimentos dos professores apontam para uma prática preocupada com a utilização de temas, abordagens e processos metodológicos que contribuam com a formação humana integral, apesar de nos parecer um resultado de práticas mais isoladas.
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