A formação humana entre o currículo e a prática do professor do ensino médio integrado

  • Lílian Gobbi Dutra Medeiros Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos
  • Márcia de Souza Oliveira Paes Leme Alberto Instituto Federal Goiano (IFGoiano) - Campus Morrinhos/GO
  • Léia Adriana da Silva Santiago Instituto Federal Goiano (IFGoiano)
Palavras-chave: Ensino médio profissionalizante. Educação integral. Currículo. Prática docente.

Resumo

Os Institutos Federais oferecem educação profissional e tecnológica e têm o ensino técnico de nível médio como um de seus objetivos, devendo ser ofertado prioritariamente na modalidade integral – ensino médio integrado. Sob a ótica da formação humana integral, omnilateral e politécnica, em que embasamos esse estudo, o ensino médio integrado deve ocupar um papel de transposição para uma formação ampla dos sujeitos, no sentido da escola unitária de Gramsci. Nesse sentido, este estudo busca perceber como se dá a formação humana integral no currículo dos cursos técnicos integrados ao ensino médio de um campus do Instituto Federal do Triângulo Mineiro e na prática docente, com foco nas áreas de Literatura e História. A pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo exploratório. Utilizamos pesquisa bibliográfica e documental, com a análise de dois Projetos Pedagógicos de Cursos, além da aplicação de questionário aberto a professores de Literatura e História. Os dados coletados por meio do questionário foram analisados pela análise de conteúdo de Bardin. Os documentos indicam um progresso, mostrando uma crescente preocupação com a formação humana integral, omnilateral e politécnica dos sujeitos, para o exercício da cidadania e das diversas funções do mundo do trabalho. Os depoimentos dos professores apontam para uma prática preocupada com a utilização de temas, abordagens e processos metodológicos que contribuam com a formação humana integral, apesar de nos parecer um resultado de práticas mais isoladas.

Biografia do Autor

Lílian Gobbi Dutra Medeiros, Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos

Licenciada em Letras pela Fundação Educacional de Ituiutaba - Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG (2007). Especialista em Educação, pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestranda do Programa de Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano IFGoiano. Professora EBTT Português/Inglês - Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, fazendo parte do corpo docente permanente do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, campus Ituiutaba - MG. Tem atuação na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas.

Márcia de Souza Oliveira Paes Leme Alberto, Instituto Federal Goiano (IFGoiano) - Campus Morrinhos/GO

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Uberlândia/MG. Especialista em Instrumentalidade do Serviço Social pela Faculdade Única de Ipatinga-MG. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFGoiano), Campus Morrinhos - GO. Servidora pública no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM).

Léia Adriana da Silva Santiago, Instituto Federal Goiano (IFGoiano)

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná, com estágio pós-doutoral na Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha, financiado pela Fundação CAPES. Professora do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Goiano. Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, ProfEPT - IA campus Morrinhos . Tem experiência na área de Educação, com ênfase no ensino de História, currículo, livros didáticos, politicas públicas latino-americanas e questões étnicas.

Referências

ARAÚJO, R. M. L. Práticas Pedagógicas e Ensino Integrado. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. – (Coleção formação pedagógica; v.7).

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BRASIL. Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso em: 15 jan. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 6, de 20 de setembro de 2012. Define diretrizes curriculares nacionais para educação profissional técnica de nível médio. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11663-rceb006-12-pdf&category_slug=setembro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 out. 2019.

CANDIDO, A. A literatura e a formação do homem. Remate de Males, 3 dez. 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8635992. Acesso em: 30 mai. 2020.
CIAVATTA, M. O ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral. Por que lutamos?. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 1, p. 187-205, jan./abr. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9303/6679. Acesso em: 18 out. 2019.

FRIGOTTO, G. A produtividade da escola improdutiva: um (re)exame das relações entre educação e estrutura econômico-social capitalista. São Paulo: Cortez, 1984.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GUIMARÃES, S. (Coord.). Ensino de história e cidadania. Campinas: Papirus, 2016.
IFTM - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. Projeto Pedagógico Curso Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio, 2012a. Ituiutaba: 100 p. Disponível em: http://www.iftm.edu.br/ituiutaba/cursos/tecnico-integrado-presencial/agroindustria/ppc/. Acesso em: 16 out. 2019.

IFTM - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. Projeto Pedagógico Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, 2012b. Ituiutaba: [93] p. Disponível em: http://www.iftm.edu.br/ituiutaba/cursos/tecnico-integrado-presencial/informatica/ppc/. Acesso em: 16 out. 2019.

IFTM - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. Resolução nº 97/2019, de 25 de novembro de 2019. Dispõe sobre a revisão/atualização do Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agroindústria integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Ituiutaba - 2020/1. Aprovada pelo Conselho Superior em 25 de novembro 2019. Uberaba: Consup, 2019a. Disponível em: http://www.iftm.edu.br/conselho-superior/resolucoes/. Acesso em: 30 mai. 2020.

IFTM - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. Resolução nº 100/2019, de 25 de novembro de 2019. Dispõe sobre a revisão/atualização do Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Informática integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Ituiutaba - 2020/1. Aprovada pelo Conselho Superior em 25 de novembro 2019. Uberaba: Consup, 2019b Disponível em: http://www.iftm.edu.br/conselho-superior/resolucoes/. Acesso em: 30 mai. 2020.

MOURA, D. H. Ensino médio integrado: subsunção aos interesses do capital ou travessia para a formação humana integral?. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 3, p. 705-720, jul./set. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v39n3/10.pdf. Acesso em: 18 out. 2019.

NOSELLA, P. Trabalho e perspectivas de formação dos trabalhadores: para além da formação politécnica. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 137-151, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a11v1234.pdf. Acesso em: 16 out. 2019.

RAMOS, M. N. História e política da educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014.
Publicado
2020-12-21
Como Citar
MEDEIROS, L. G. D.; ALBERTO, M. DE S. O. P. L.; SANTIAGO, L. A. DA S. A formação humana entre o currículo e a prática do professor do ensino médio integrado. Revista Labor, v. 2, n. 24, p. 350-371, 21 dez. 2020.
Seção
Dossiê