A formação humana entre o currículo e a prática do professor do ensino médio integrado

Autores

  • Lílian Gobbi Dutra Medeiros Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos
  • Márcia de Souza Oliveira Paes Leme Alberto Instituto Federal Goiano (IFGoiano) - Campus Morrinhos/GO
  • Léia Adriana da Silva Santiago Instituto Federal Goiano (IFGoiano)

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v2i24.60119

Palavras-chave:

Ensino médio profissionalizante. Educação integral. Currículo. Prática docente.

Resumo

Os Institutos Federais oferecem educação profissional e tecnológica e têm o ensino técnico de nível médio como um de seus objetivos, devendo ser ofertado prioritariamente na modalidade integral – ensino médio integrado. Sob a ótica da formação humana integral, omnilateral e politécnica, em que embasamos esse estudo, o ensino médio integrado deve ocupar um papel de transposição para uma formação ampla dos sujeitos, no sentido da escola unitária de Gramsci. Nesse sentido, este estudo busca perceber como se dá a formação humana integral no currículo dos cursos técnicos integrados ao ensino médio de um campus do Instituto Federal do Triângulo Mineiro e na prática docente, com foco nas áreas de Literatura e História. A pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo exploratório. Utilizamos pesquisa bibliográfica e documental, com a análise de dois Projetos Pedagógicos de Cursos, além da aplicação de questionário aberto a professores de Literatura e História. Os dados coletados por meio do questionário foram analisados pela análise de conteúdo de Bardin. Os documentos indicam um progresso, mostrando uma crescente preocupação com a formação humana integral, omnilateral e politécnica dos sujeitos, para o exercício da cidadania e das diversas funções do mundo do trabalho. Os depoimentos dos professores apontam para uma prática preocupada com a utilização de temas, abordagens e processos metodológicos que contribuam com a formação humana integral, apesar de nos parecer um resultado de práticas mais isoladas.

Biografia do Autor

Lílian Gobbi Dutra Medeiros, Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos

Licenciada em Letras pela Fundação Educacional de Ituiutaba - Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG (2007). Especialista em Educação, pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestranda do Programa de Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano IFGoiano. Professora EBTT Português/Inglês - Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, fazendo parte do corpo docente permanente do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, campus Ituiutaba - MG. Tem atuação na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas.

Márcia de Souza Oliveira Paes Leme Alberto, Instituto Federal Goiano (IFGoiano) - Campus Morrinhos/GO

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Uberlândia/MG. Especialista em Instrumentalidade do Serviço Social pela Faculdade Única de Ipatinga-MG. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFGoiano), Campus Morrinhos - GO. Servidora pública no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM).

Léia Adriana da Silva Santiago, Instituto Federal Goiano (IFGoiano)

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná, com estágio pós-doutoral na Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha, financiado pela Fundação CAPES. Professora do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Goiano. Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, ProfEPT - IA campus Morrinhos . Tem experiência na área de Educação, com ênfase no ensino de História, currículo, livros didáticos, politicas públicas latino-americanas e questões étnicas.

Referências

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Publicado

2020-12-21

Como Citar

MEDEIROS, Lílian Gobbi Dutra; ALBERTO, Márcia de Souza Oliveira Paes Leme; SANTIAGO, Léia Adriana da Silva. A formação humana entre o currículo e a prática do professor do ensino médio integrado. Revista Labor, [S. l.], v. 2, n. 24, p. 350–371, 2020. DOI: 10.29148/labor.v2i24.60119. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/60119. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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