Educação em tempos de pandemia:

reflexões a partir de uma experiência no ensino remoto

Autores

  • Vinícius Ramos Puccinelli UFSC/ Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação PPGE-UFSC
  • Astrid Baecker Universidade Federal de Santa Catarina
  • Célia Regina Vendramini Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Mauro Titton Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i26.71889

Palavras-chave:

Crise. Capital. Relação capital-trabalho. Condições para ensino-aprendizagem.

Resumo

Este texto traz reflexões de uma experiência vivida por quatro docentes em uma disciplina compartilhada no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), durante o primeiro semestre excepcional no qual a Instituição optou por dar continuidade às atividades de ensino por meio do “ensino remoto emergencial” durante a pandemia do SARS-Cov-2, entendida no contexto de uma crise sanitária e da crise estrutural do capital. Refletimos a experiência do “ensino remoto” em diálogo com as referências bibliográficas que balizaram a própria disciplina ministrada e com os trabalhos realizados pelos discentes, o que permitiu identificar alguns efeitos dessa forma de “ensino” para a formação profissional e humana e como respondem a interesses de classes sociais distintas.

Biografia do Autor

Vinícius Ramos Puccinelli, UFSC/ Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação PPGE-UFSC

Graduado em Ciências Biológicas/Bacharelado pela Universidade Federal de Rio Grande (2010 - 2014) e em Ciências Biológicas/Licenciatura (2015 - 2017) pela mesma Universidade. Obteve o título de mestre em educação ambiental (2014 - 2016) pelo Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental (stricto sensu). Em 2021, formou-se em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional. Atualmente é doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina e membro do grupo de estudos capital, trabalho e educação (GECATE). Possui especial interesse nas temáticas inseridas na relação Educação e Trabalho, Políticas Educacionais, Educação Popular, Trabalho-sociedade-natureza e Crítica da Economia Política.

https://orcid.org/0000-0002-0751-4763

Astrid Baecker, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação e Educação Física escolar, com atuação em ginástica e dança, Desenvolve investigação e ação nos seguintes temas: Política educacional, Ontologia e Realismo Crítico, Produção do conhecimento em Educação Física, Política de pós-graduação, Formação docente.

https://orcid.org/0000-0003-4868-3026

Célia Regina Vendramini, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho e do grupo de pesquisa Migração e Educação. Foi coordenadora do GT Trabalho e Educação da ANPEd no período de 2015 a 2017. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC no período de 2010 a 2012 e, em 2020 (julho a outubro), como pró-tempore. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989), Mestrado (1992) e Doutorado (1997) em Educação pela Universidade Federal de São Carlos/SP, Pós-Doutorado pela Universidade de Lisboa (2005) e pela Cornell University (2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, migração e escolarização; reprodução social e educação; movimentos sociais e educação; educação do campo. Pesquisadora Produtividade em Pesquisa do CNPq..

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9600-2868

Mauro Titton, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

É graduado em Educação Física - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2006) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010), com Doutorado Sanduíche na Universidad de Pinar del Río/Cuba (2008). Realizou estudos de Pós-doutorado na Faculdade de Ciências Políticas e Sociologia da Universidade Autônoma de Barcelona/Espanha (2017/2018). Atualmente é Professor do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina e Coordenador do PRONERA/CED/UFSC. Foi membro pesquisador do Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho - TMT/UFSC e do Grupo LEPEL/FACED/UFBA. É membro pesquisador do Grupo de Investigação sobre Políticas Educacionais (GIPE-Marx - UFSC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pedagogia (Aprendizagem e Desenvolvimento), em Educação do Campo e em Ensino Profissional, e em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, trabalho e educação, políticas públicas, políticas educacionais e movimentos sociais. 

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9146-4019

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Publicado

2021-11-04

Como Citar

RAMOS PUCCINELLI, Vinícius; BAECKER, Astrid; VENDRAMINI, Célia Regina; TITTON, Mauro. Educação em tempos de pandemia:: reflexões a partir de uma experiência no ensino remoto. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 26, p. 257–280, 2021. DOI: 10.29148/labor.v1i26.71889. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/71889. Acesso em: 5 maio. 2024.

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