Education at pandemic times:

reflexions from an experience in the remote learning

Authors

  • Vinícius Ramos Puccinelli UFSC/ Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação PPGE-UFSC
  • Astrid Baecker Universidade Federal de Santa Catarina
  • Célia Regina Vendramini Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Mauro Titton Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i26.71889

Keywords:

Crisis. Capital. Capital-labour relationship. Conditions for teaching-learning.

Abstract

This text brings reflections on an experience lived by four professors in a shared discipline in the Pedagogy Course at the Federal University of Santa Catarina (UFSC), during the exceptional first semester in which the Institution chose to continue teaching activities through the “Emergency Remote Teaching” during the SARS-Cov-2 pandemic, understood in the context of a health crisis and the structural crisis of capital. We reflect the experience of "remote teaching" in dialogue with the bibliographical references that guided the subject taught and the work carried out by the students, which allowed us to identify some effects of this form of "teaching" for professional and human training and how they respond to interests of different social classes.

Author Biographies

Vinícius Ramos Puccinelli, UFSC/ Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação PPGE-UFSC

Graduado em Ciências Biológicas/Bacharelado pela Universidade Federal de Rio Grande (2010 - 2014) e em Ciências Biológicas/Licenciatura (2015 - 2017) pela mesma Universidade. Obteve o título de mestre em educação ambiental (2014 - 2016) pelo Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental (stricto sensu). Em 2021, formou-se em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional. Atualmente é doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina e membro do grupo de estudos capital, trabalho e educação (GECATE). Possui especial interesse nas temáticas inseridas na relação Educação e Trabalho, Políticas Educacionais, Educação Popular, Trabalho-sociedade-natureza e Crítica da Economia Política.

https://orcid.org/0000-0002-0751-4763

Astrid Baecker, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação e Educação Física escolar, com atuação em ginástica e dança, Desenvolve investigação e ação nos seguintes temas: Política educacional, Ontologia e Realismo Crítico, Produção do conhecimento em Educação Física, Política de pós-graduação, Formação docente.

https://orcid.org/0000-0003-4868-3026

Célia Regina Vendramini, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho e do grupo de pesquisa Migração e Educação. Foi coordenadora do GT Trabalho e Educação da ANPEd no período de 2015 a 2017. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC no período de 2010 a 2012 e, em 2020 (julho a outubro), como pró-tempore. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989), Mestrado (1992) e Doutorado (1997) em Educação pela Universidade Federal de São Carlos/SP, Pós-Doutorado pela Universidade de Lisboa (2005) e pela Cornell University (2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, migração e escolarização; reprodução social e educação; movimentos sociais e educação; educação do campo. Pesquisadora Produtividade em Pesquisa do CNPq..

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9600-2868

Mauro Titton, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

É graduado em Educação Física - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2006) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010), com Doutorado Sanduíche na Universidad de Pinar del Río/Cuba (2008). Realizou estudos de Pós-doutorado na Faculdade de Ciências Políticas e Sociologia da Universidade Autônoma de Barcelona/Espanha (2017/2018). Atualmente é Professor do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina e Coordenador do PRONERA/CED/UFSC. Foi membro pesquisador do Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho - TMT/UFSC e do Grupo LEPEL/FACED/UFBA. É membro pesquisador do Grupo de Investigação sobre Políticas Educacionais (GIPE-Marx - UFSC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pedagogia (Aprendizagem e Desenvolvimento), em Educação do Campo e em Ensino Profissional, e em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, trabalho e educação, políticas públicas, políticas educacionais e movimentos sociais. 

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9146-4019

References

ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. 2.ed. São Paulo: Boitempo, 2020. (Coleção mundo do trabalho), 335 p.
BHATTACHARYA, Tithi. O que é a teoria da reprodução social? Revista Outubro, n.32, 2019. Disponível em:<http://outubrorevista.com.br/wp-content/uploads/2019/09/04_Bhattacharya.pdf>. Acesso em: 20 mai. 2020.
BHATTACHARYA, Tithi. Reprodução social e a pandemia – Entrevista. Revista Movimento, 7 de abril de 2020. Disponível em: <https://movimentorevista.com.br/2020/04/reproducao-social-e-a-pandemia-com-tithi-bhattacharya/>. Acesso em: 20 mai. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação/ Conselho Pleno. Parecer CNE/CP Nº 19/2020. Aprovado em 8 de dezembro de 2020.
DAVIS, Mike. A crise do coronavírus é um monstro alimentado pelo capitalismo. In: DAVIS, Mike et al. Coronavirus e a luta de classes. Brasil: Terra sem Amos, 2020. p. 05-12.
EVANGELISTA, Olinda. Tragédia docente no Brasil. Colóquio Internacional Marx e o Marxismo 2017. Anais. Niterói/RJ, NIEP-Marx, 2017.
EVANGELISTA, Olinda, PICCHETTI, Carolina. A quem interessa o ensino remoto nas universidades públicas? Live MUP-UFSC, 2020. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=vfujec9ZUGs> acesso em: 28 ago. 2021.
FONTES, Virgínia; LEHER, Roberto. Privatizações e a situação da educação pública em meio à pandemia. Live do Serafini. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=nJKoWRHyxgo> acesso em: 28 ago. 2021.
FREITAS, Luiz Carlos. A internalização da exclusão. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, setembro/2002, p. 299-325. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/es/v23n80/12934.pdf> acesso em: 28 ago. 2021.
FURTADO, Jorge. ILHA DAS FLORES, Documentário. 13 min. Porto Alegre: Casa de Cinema de Porto Alegre.1989. Disponível em <http://portacurtas.org.br/filme/?name=ilha_das_flores>, acesso em: 14 ago. 2020.
KATZ, Cindi. Capitalismo vagabundo e a necessidade da reprodução social. GEOUSP (Online), São Paulo, v. 23, n. 2, p. 435-452, mai/ago 2019.
KUENZER, Acácia Zeneida (2016) Trabalho e escola: a aprendizagem flexibilizada. Trabalho apresentado em: XI Reunião Científica da Anped Sul, Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação – ANPED, Curitiba: 24 a 27 de julho de 2016. http://www.anpedsul2016.ufpr.br/wp-content/uploads/2015/11/Eixo-21-Educa%C3%A7ao-e-Trabalho.pdf acesso em: 28 ago. 2021.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Livro 1. 2.ed. São Paulo: Boitempo, [1866] 2017. (Coleção Marx e Engels).
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. Porto Alegre: L&PM, [1848] 2013. (Coleção L&PM POCKET; v.227).
MÉSZÁROS, István. A alienação e a crise da educação. In: A teoria da alienação em Marx. São Paulo: Boitempo, [1970] 2006, p. 263-282.
SANTOS, Luiz Fernando de Souza. Pandemia e Capitalismo. Revista Movimento (online). 23 de março de 2020. Disponível em <https://movimentorevista.com.br/2020/03/pandemia-e-capitalismo/>, acesso em: 14 ago. 2020.
SEKI, Allan Kenji. Determinações do capital financeiro no ensino superior: fundo público, regulamentações e formação de oligopólios no Brasil (1990-2018). Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2020.
SOUZA, Artur Gomes; EVANGELISTA, Olinda. Pandemia! Janela de oportunidades para o capital educador. Contrapoder, 15 de abril de 2020. Disponível em https://contrapoder.net/colunas/pandemia-janela-de-oportunidade-para-o-capital-educador/ acesso em 28 ago. 2021.
VENCO, Selma. Há um processo de quase-uberização dos docentes. Contrapoder, 30 de junho de 2020. Disponível em https://contrapoder.net/entrevista/ha-um-processo-de-quasi-uberizacao-dos-docentes-afirma-selma-venco/ acesso em 28 ago. 2021.

Published

2021-11-04

How to Cite

RAMOS PUCCINELLI, Vinícius; BAECKER, Astrid; VENDRAMINI, Célia Regina; TITTON, Mauro. Education at pandemic times:: reflexions from an experience in the remote learning. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 26, p. 257–280, 2021. DOI: 10.29148/labor.v1i26.71889. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/71889. Acesso em: 21 nov. 2024.

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.