Educación en tiempos de pandemia:
reflexiones a partir de una experiencia en la enseñanza remota
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i26.71889Palabras clave:
Crisis. Capital. Relación capital-trabajo. Condiciones de enseñanza-aprendizajeResumen
Este texto trae reflexiones sobre una experiencia vivida por cuatro profesores de una disciplina compartida en el Curso de Pedagogía de la Universidad Federal de Santa Catarina (UFSC), durante el primer semestre excepcional en el que la Institución optó por reiniciar la enseñanza a través del “Ensino Remoto de Emergencia” durante la pandemia SARS-Cov-2, en el contexto de una crisis de salud y la crisis estructural del capital. Reflejamos la experiencia de la “enseñanza remota” en diálogo con las referencias bibliográficas que orientaron la asignatura impartida y con el trabajo realizado por los estudiantes, lo que permitió identificar algunos efectos de esta forma de “enseñanza” para la formación profesional y humana y cómo respondem a los intereses de distintas clases sociales.
Citas
BHATTACHARYA, Tithi. O que é a teoria da reprodução social? Revista Outubro, n.32, 2019. Disponível em:<http://outubrorevista.com.br/wp-content/uploads/2019/09/04_Bhattacharya.pdf>. Acesso em: 20 mai. 2020.
BHATTACHARYA, Tithi. Reprodução social e a pandemia – Entrevista. Revista Movimento, 7 de abril de 2020. Disponível em: <https://movimentorevista.com.br/2020/04/reproducao-social-e-a-pandemia-com-tithi-bhattacharya/>. Acesso em: 20 mai. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação/ Conselho Pleno. Parecer CNE/CP Nº 19/2020. Aprovado em 8 de dezembro de 2020.
DAVIS, Mike. A crise do coronavírus é um monstro alimentado pelo capitalismo. In: DAVIS, Mike et al. Coronavirus e a luta de classes. Brasil: Terra sem Amos, 2020. p. 05-12.
EVANGELISTA, Olinda. Tragédia docente no Brasil. Colóquio Internacional Marx e o Marxismo 2017. Anais. Niterói/RJ, NIEP-Marx, 2017.
EVANGELISTA, Olinda, PICCHETTI, Carolina. A quem interessa o ensino remoto nas universidades públicas? Live MUP-UFSC, 2020. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=vfujec9ZUGs> acesso em: 28 ago. 2021.
FONTES, Virgínia; LEHER, Roberto. Privatizações e a situação da educação pública em meio à pandemia. Live do Serafini. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=nJKoWRHyxgo> acesso em: 28 ago. 2021.
FREITAS, Luiz Carlos. A internalização da exclusão. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, setembro/2002, p. 299-325. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/es/v23n80/12934.pdf> acesso em: 28 ago. 2021.
FURTADO, Jorge. ILHA DAS FLORES, Documentário. 13 min. Porto Alegre: Casa de Cinema de Porto Alegre.1989. Disponível em <http://portacurtas.org.br/filme/?name=ilha_das_flores>, acesso em: 14 ago. 2020.
KATZ, Cindi. Capitalismo vagabundo e a necessidade da reprodução social. GEOUSP (Online), São Paulo, v. 23, n. 2, p. 435-452, mai/ago 2019.
KUENZER, Acácia Zeneida (2016) Trabalho e escola: a aprendizagem flexibilizada. Trabalho apresentado em: XI Reunião Científica da Anped Sul, Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação – ANPED, Curitiba: 24 a 27 de julho de 2016. http://www.anpedsul2016.ufpr.br/wp-content/uploads/2015/11/Eixo-21-Educa%C3%A7ao-e-Trabalho.pdf acesso em: 28 ago. 2021.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Livro 1. 2.ed. São Paulo: Boitempo, [1866] 2017. (Coleção Marx e Engels).
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. Porto Alegre: L&PM, [1848] 2013. (Coleção L&PM POCKET; v.227).
MÉSZÁROS, István. A alienação e a crise da educação. In: A teoria da alienação em Marx. São Paulo: Boitempo, [1970] 2006, p. 263-282.
SANTOS, Luiz Fernando de Souza. Pandemia e Capitalismo. Revista Movimento (online). 23 de março de 2020. Disponível em <https://movimentorevista.com.br/2020/03/pandemia-e-capitalismo/>, acesso em: 14 ago. 2020.
SEKI, Allan Kenji. Determinações do capital financeiro no ensino superior: fundo público, regulamentações e formação de oligopólios no Brasil (1990-2018). Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2020.
SOUZA, Artur Gomes; EVANGELISTA, Olinda. Pandemia! Janela de oportunidades para o capital educador. Contrapoder, 15 de abril de 2020. Disponível em https://contrapoder.net/colunas/pandemia-janela-de-oportunidade-para-o-capital-educador/ acesso em 28 ago. 2021.
VENCO, Selma. Há um processo de quase-uberização dos docentes. Contrapoder, 30 de junho de 2020. Disponível em https://contrapoder.net/entrevista/ha-um-processo-de-quasi-uberizacao-dos-docentes-afirma-selma-venco/ acesso em 28 ago. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).