Educação em tempos de pandemia:
reflexões a partir de uma experiência no ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i26.71889Palavras-chave:
Crise. Capital. Relação capital-trabalho. Condições para ensino-aprendizagem.Resumo
Este texto traz reflexões de uma experiência vivida por quatro docentes em uma disciplina compartilhada no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), durante o primeiro semestre excepcional no qual a Instituição optou por dar continuidade às atividades de ensino por meio do “ensino remoto emergencial” durante a pandemia do SARS-Cov-2, entendida no contexto de uma crise sanitária e da crise estrutural do capital. Refletimos a experiência do “ensino remoto” em diálogo com as referências bibliográficas que balizaram a própria disciplina ministrada e com os trabalhos realizados pelos discentes, o que permitiu identificar alguns efeitos dessa forma de “ensino” para a formação profissional e humana e como respondem a interesses de classes sociais distintas.
Referências
BHATTACHARYA, Tithi. O que é a teoria da reprodução social? Revista Outubro, n.32, 2019. Disponível em:<http://outubrorevista.com.br/wp-content/uploads/2019/09/04_Bhattacharya.pdf>. Acesso em: 20 mai. 2020.
BHATTACHARYA, Tithi. Reprodução social e a pandemia – Entrevista. Revista Movimento, 7 de abril de 2020. Disponível em: <https://movimentorevista.com.br/2020/04/reproducao-social-e-a-pandemia-com-tithi-bhattacharya/>. Acesso em: 20 mai. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação/ Conselho Pleno. Parecer CNE/CP Nº 19/2020. Aprovado em 8 de dezembro de 2020.
DAVIS, Mike. A crise do coronavírus é um monstro alimentado pelo capitalismo. In: DAVIS, Mike et al. Coronavirus e a luta de classes. Brasil: Terra sem Amos, 2020. p. 05-12.
EVANGELISTA, Olinda. Tragédia docente no Brasil. Colóquio Internacional Marx e o Marxismo 2017. Anais. Niterói/RJ, NIEP-Marx, 2017.
EVANGELISTA, Olinda, PICCHETTI, Carolina. A quem interessa o ensino remoto nas universidades públicas? Live MUP-UFSC, 2020. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=vfujec9ZUGs> acesso em: 28 ago. 2021.
FONTES, Virgínia; LEHER, Roberto. Privatizações e a situação da educação pública em meio à pandemia. Live do Serafini. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=nJKoWRHyxgo> acesso em: 28 ago. 2021.
FREITAS, Luiz Carlos. A internalização da exclusão. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, setembro/2002, p. 299-325. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/es/v23n80/12934.pdf> acesso em: 28 ago. 2021.
FURTADO, Jorge. ILHA DAS FLORES, Documentário. 13 min. Porto Alegre: Casa de Cinema de Porto Alegre.1989. Disponível em <http://portacurtas.org.br/filme/?name=ilha_das_flores>, acesso em: 14 ago. 2020.
KATZ, Cindi. Capitalismo vagabundo e a necessidade da reprodução social. GEOUSP (Online), São Paulo, v. 23, n. 2, p. 435-452, mai/ago 2019.
KUENZER, Acácia Zeneida (2016) Trabalho e escola: a aprendizagem flexibilizada. Trabalho apresentado em: XI Reunião Científica da Anped Sul, Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação – ANPED, Curitiba: 24 a 27 de julho de 2016. http://www.anpedsul2016.ufpr.br/wp-content/uploads/2015/11/Eixo-21-Educa%C3%A7ao-e-Trabalho.pdf acesso em: 28 ago. 2021.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Livro 1. 2.ed. São Paulo: Boitempo, [1866] 2017. (Coleção Marx e Engels).
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. Porto Alegre: L&PM, [1848] 2013. (Coleção L&PM POCKET; v.227).
MÉSZÁROS, István. A alienação e a crise da educação. In: A teoria da alienação em Marx. São Paulo: Boitempo, [1970] 2006, p. 263-282.
SANTOS, Luiz Fernando de Souza. Pandemia e Capitalismo. Revista Movimento (online). 23 de março de 2020. Disponível em <https://movimentorevista.com.br/2020/03/pandemia-e-capitalismo/>, acesso em: 14 ago. 2020.
SEKI, Allan Kenji. Determinações do capital financeiro no ensino superior: fundo público, regulamentações e formação de oligopólios no Brasil (1990-2018). Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2020.
SOUZA, Artur Gomes; EVANGELISTA, Olinda. Pandemia! Janela de oportunidades para o capital educador. Contrapoder, 15 de abril de 2020. Disponível em https://contrapoder.net/colunas/pandemia-janela-de-oportunidade-para-o-capital-educador/ acesso em 28 ago. 2021.
VENCO, Selma. Há um processo de quase-uberização dos docentes. Contrapoder, 30 de junho de 2020. Disponível em https://contrapoder.net/entrevista/ha-um-processo-de-quasi-uberizacao-dos-docentes-afirma-selma-venco/ acesso em 28 ago. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).