Considerações Sobre a História da Noção de Signo Linguístico:

as contribuições de Saussure, Vygotsky e Volóchinov

Autores

  • Odair Vieira da Silva Universidade Estadual Paulista, Unesp, FFC, Marília/SP
  • Gilson de Sousa Oliveira Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Enéas de Araújo Arrais Neto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE)

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v2i01.71021

Palavras-chave:

História. Linguagem. Signo Linguístico.

Resumo

Este artigo objetiva contribuir para a compreensão da história da noção de signo linguístico no contexto da linguística moderna, com ênfase nas produções científicas do linguista suíço Ferdinand de Saussure e dos teóricos russos Lev Semyonovich Vygotsky e Valentín Nikoláievich Volóchinov. Para tanto, serão analisados aspectos biográficos, bem como a produção acadêmica desses autores, além das articulações teóricas em torno da noção de signo linguístico que se tornaram referência para os estudos voltados às ciências da linguagem. Ao final, serão apresentadas algumas aproximações epistemológicas dos trabalhos de Saussure, Vygotsky e Volóchinov, acerca da linguagem humana e da noção de signo linguístico.

 

Biografia do Autor

Odair Vieira da Silva, Universidade Estadual Paulista, Unesp, FFC, Marília/SP

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Campus de Marília/SP; Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Campus de Presidente Prudente/SP; Especialista em Ciências Humanas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Especialista em Gestão do Currículo pela Universidade de São Paulo (USP); Professor e gestor da Educação Básica e do Ensino Superior; Coordenador do curso de Pedagogia da Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral (FAEF), campus de Garça/SP. E-mail: odairvieira@prof.educacao.sp.gov.br

Gilson de Sousa Oliveira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação e Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC); MBA em Gestão Estratégica do Ensino Superior pela Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ); Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Professor com vasta atuação na Educação Básica e no Ensino Superior, atuando, de modo especial, com a formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, Professor Substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (2018-2020). Membro pesquisador do LABOR-LAB de estudos do trabalho e qualificação profissional da UFC. Palestrante e produtor de materiais educacionais. E-mail: gilsongili@yahoo.com.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4590-1289

 

Enéas de Araújo Arrais Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE)

Arquiteto; Mestre em Sociologia; Doutor em educação; Pós-doutor em Filosofia da Arte; Pós-doutor em Educação Integral; Docente do PPGE/UFC; Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE); Coordenador do LABOR-LAB de estudos do trabalho e qualificação profissional da UFC. E-mail: eneas.neto@ifce.edu.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5919-4554

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Publicado

2021-06-29

Como Citar

SILVA, Odair Vieira da; OLIVEIRA, Gilson de Sousa; ARRAIS NETO, Enéas de Araújo. Considerações Sobre a História da Noção de Signo Linguístico: : as contribuições de Saussure, Vygotsky e Volóchinov. Revista Labor, [S. l.], v. 2, n. 25, p. 08–31, 2021. DOI: 10.29148/labor.v2i01.71021. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/71021. Acesso em: 21 dez. 2024.

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