Evasão escolar na Educação profissional na Amazônia:

uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v2i26.72062

Palavras-chave:

educação profisisonal; evasão escolar.

Resumo

A evasão escolar é um problema histórico na educação brasileira. O termo evasão, na literatura, refere-se a situações diversas, como abandono da escola, saída temporária do estudante da instituição, dentre outros. No caso da Educação Profissional, observa-se uma contradição entre a expansão na oferta de vagas e a persistência dos altos índices de evasão nos cursos dessa modalidade. Esta pesquisa é parte de uma pesquisa em desenvolvimento, nível mestrado, que objetiva investigar as perspectivas de enfrentamento da evasão escolar na educação profissional de uma escola pública do Pará. Como recorte dessa pesquisa apresentamos, neste estudo, os resultados de uma revisão de literatura sobre o tema evasão escolar na educação profissional na Amazônia, a partir do levantamento bibliográfico em duas bases de dados. Os resultados evidenciaram grande variedade de pesquisas no que concerne ao nível de ensino e modalidades estudadas, mas poucos estudos centrados no contexto da Educação Profissional. As temáticas estudadas versam, em sua maioria, na identificação dos diversos fatores que levam o aluno a evadir, incluindo-se fatores individuais e institucionais. Ademais, em consonância com estudos recentes de revisão sobre a evasão escolar, constatamos a falta de consenso sobre o conceito de evasão. Espera-se que estes resultados possam subsidiar novas pesquisas que tenham como foco a compreensão do fenômeno da evasão escolar em suas diversas dimensões, especialmente àquelas direcionadas à Educação Profissional, haja vista as demandas relativas ao mundo do trabalho que se apresentam na contemporaneidade

Biografia do Autor

Cinara Calvi Anic, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia- IFAM. Campus Manaus Centro

Licenciada em Ciências Biológicas pela UNESP. São José do Rio Preto. Mestre em Ecologia pela USP. Universidade de São Paulo. Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela UFMT. Universidade Federal do Mato Grosso. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas- IFAM. Regime de trabalho: DE. Professora dos programas de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica- PROFEPT/ IFAm e Pós graduação em Ensino Tecnológico- PPGET/ IFAM. 

Romilson Alves da Silva , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFAM

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Ensino  Tecnológica (PROFEPT), pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Campus Manaus Centro (CMC). Especialista em  Geografia, Meio Ambiente e Sustentabilidade e Psicopedagogia Institucional e Clínic. Licenciado em Geografia. Especalista em Pedagogia Escolar: Supervisão, Orientação e Administração. Licenciado em Pedagogia (2005). Professor com experiência na Educação Básica, Supervisão Educacional. 

Referências

ALVAREZ, K. R.; ALVES, S. C., MATOS, R. P. Evasão escolar nos cursos técnicos integrados ao ensino médio da Rede Federal: levantamento de fatores motivacionais e propostas de intervenção. Research, Society and Development, Itajubá, v. 10, n. 6, p. 1-10, 2021.
ALVES-MAZZOTTI, A. J; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. In: O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 2002.
BRASIL. MEC. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. De 20 de dezembro de 1996. Senado Federal, Brasília, DF: 1996.
BRASIL, MEC. Resolução nº1, de 05 de janeiro de 2021. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Ministério da Educação. Brasília, DF, 2021.
BORDINI, M. A evasão escolar: uma metassíntese qualitativa de estudos brasileiros (2015-2020). Interfaces, Guarapuava, v.12, n.1, p. 219-231, 2021.
CEZAR, T. T.; FERREIRA, L. S. A relação entre educação e trabalho: um contexto de contradições e a aproximação com a educação profissional. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 4, p. 2141-2158, 2016.
COMISSÃO ESPECIAL DE ESTUDOS SOBRE A EVASÃO NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas.. Brasília, DF, 1996. Disponível em: <http://www.andifes.org.br/ wp-content/files_flutter/Diplomacao_Retencao_Evasao_Graduacao_em_IES_ Publicas-1996.pdf>. Acesso em: 28 julho, 2021.
CONFORTO, E. C.; AMARAL, D. C.; SILVA, S. L. Roteiro para revisão bibliográfica sistemática: aplicação no desenvolvimento de produtos e gerenciamento de projetos. In: 8º Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto. Anais do 8º CBGDP. 2011. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Edivandro-Conforto/publication/267380020_Roteiro_para_Revisao_Bibliografica_Sistematica_Aplicacao_no_Desenvolvimento_de_Produtos_e_Gerenciamento_de_Projetos/links/585c18ef08aebf17d386967e/Roteiro-para-Revisao-Bibliografica-Sistematica-Aplicacao-no-Desenvolvimento-de-Produtos-e-Gerenciamento-de-Projetos.pdf . Acesso em: 20 set. 2021.
CRESWELL, J. W. Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa: Escolhendo entre Cinco Abordagens. Porto Alegre: Penso Editora, 2014.
DA SILVA, A. C.; HENRIQUE, A. L. S.; OLIVEIRA NETA, O. M. A inter-relação entre trabalho, educação e formação humana: implicações na docência em Educação Profissional. Research, Society and Development, Itajubá, v. 8, n. 1, p. 1-14, 2019.
DENZIN, N. K .; LINCOLN, Y. S. O planejamento da pesquisa qualitativa. Porto Alegre, Penso, 2011.
DIAS, E.; PINTO, F. C. G. A Educação e a Covid-19. Ensaio: avaliação, políticas públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.28, n.108, p. 545-554, jul./set. 2020.
DORE, R. LÜSCHER, A. Z. Permanência e evasão na educação técnica de nível médio em Minas Gerais. Cadernos de pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 144, p. 772-789, 2011.
DORE, R. Evasão na educação: estudos, políticas e propostas de enfrentamento. Brasília: IFB, 2014.
FERENHOF, H. A.; FERNANDES, R. F. Desmistificando a revisão de literatura como base para redação científica.: método SSF. Revista ACB, Florianópolis, v. 21, n. 3, p. 550-563, 2016.
FERREIRA, J. A. O. A. The Causes of School Dropout: State of the Art. International Journal of Science and Management Studies, v.4, n.4, p.205-305, july-august, 2021.
FIGUEIREDO, N. G. S.; SALLES, D. M. R. Educação Profissional e evasão escolar em contexto: motivos e reflexões. Ensaio: avalição, políticas públicas e Educação, Rio de Janeiro, v.25, n. 95, p. 356-392, abr./jun. 2017.
GALVÃO, T. F.; PEREIRA, M. G. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiologia, serviço e saúde, Brasília, v.23, n.1, p. 183-194, jan-mar., 2014.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2017.
KARASINSKI, E. N. Formação docente e a permanência e êxito na educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, Natal, v.2, p. 1- 22, 2019.
KUENZER, A. Z. As mudanças no mundo do trabalho e a educação: novos desafios para a gestão. In: FERREIRA, N. S. C. (org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
KUENZER, A. Z.,; GRABOWSKI, G. Educação Profissional: desafios para a construção de um projeto para os que vivem do trabalho. Perspectiva, v.24, n.1, p. 297-318. 2006.
LUSCHER, A. Z.; DORE,R. Política educacional no Brasil: educação técnica e abandono escolar. Revista Brasileira de Pós-graduação, Brasília, supl. 1, v. 8, p. 147 - 176, dezembro, 2011.
MANFREDI, S. M. Educação profissional no Brasil: atores e cenários ao longo da história. Paco Editorial. 2016.
MOURA, H. D. A formação docente para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, Natal, v. 1 , n. 1, p. 23-37, 2008.
PENA, G. A. D. C. Necessidades formativas de professores dos Institutos Federais e desenvolvimento profissional docente. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Natal, v. 2, n. 15, p. 1-18, 2018.
PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2012.
ROSA, A. H.; ALVES de AQUINO, F. J. A evasão escolar na educação profissional técnica de nível médio: um olhar profundo sobre dois grandes vilões – a ausência de informações e a falta de identidade do ensino técnico. Research, Society and Development, Itajubá, v. 8, n.7, p. 1-10, 2019.
SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12 n. 34 jan./abr. P. 152-180, 2007.
SILVA, T. L. Baixa taxa de conclusão dos cursos técnicos da Rede Federal EPT: uma proposta de intervenção. 2013. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública). Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2013.
SILVA, D. S. V; SOUSA, F. C. Direito à educação igualitária e (m) tempos de pandemia: desafios, possibilidades e perspectivas no Brasil. Revista Jurídica Luso-Brasileira, v. 6, n. 4, p. 961-979, 2020.
SILVA FILHO, R. B.; ARAÚJO, R. M. L. Evasão e abandono escolar na educação básica no Brasil: fatores, causas e possíveis consequências. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 8, n. 1, p. 35-48, jan.-jun. 2017.
TEMP, H.; COUTINHO, R. S. Evasão escolar no ensino médio: uma análise cienciométrica. Research, Society and Development, Itajubá, v. 9, n. 12, p. 1-26, 2020.
ZANIN, A. J. D. P. C.; GARCIA, N. M. D. Permanência e abandono escolar na educação profissional: refletindo sobre alguns de seus motivadores. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v.29, n.1, p.47-54, jan-abr, 2020.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

ANIC, Cinara Calvi; SILVA , Romilson Alves da. Evasão escolar na Educação profissional na Amazônia: : uma revisão de literatura . Revista Labor, [S. l.], v. 2, n. 26, p. 86–103, 2021. DOI: 10.29148/labor.v2i26.72062. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/72062. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.