Equidade Racial:
reflexões sobre a afroconveniência e o sistema de cotas brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v2i26.72170Palavras-chave:
Afroconveniência. Educação. Racismo. Cotas raciais. EquidadeResumo
O presente artigo tem por objetivo problematizar o termo afroconveniência, e discutir a forma como essa, mesmo que tomada a partir de uma ação individual, tem impactado diretamente a efetivação correta de políticas afirmativas como é o caso da Lei nº 12.711/2012. Propomos debater não somente como a Afroconveniência tem se mostrado presente em concursos e processos seletivos, mas também a maneira como as instituições vítimas desse tipo de fraude têm papel fundamental no tratamento das denúncias. Ao final defende-se entre outros aspectos o combate a carência que ainda temos de um sistema de fato homogêneo e democrático, que possibilite uma verificação não somente pautada nos aspectos físicos, mas que seja conduzida por uma banca de fato especializada e conhecedora dos distintos contextos e realidades do Brasil, que legitime a legislação e que cobre tanto sua aplicabilidade, como também averigue seus desvios. Esperamos que o presente artigo possa contribuir com novas pesquisas e discussões sobre o tema, o qual ajuda a estimular o estudo e diálogo sobre a equidade de direitos do povo brasileiro.
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