O sujeito médio e a personalidade autoritária
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i27.78366Palavras-chave:
educação brasileira, autoritarismo, psicologia das massas, educação emancipadoraResumo
O artigo proposto se dispõe a dar uma parcela de contribuição ao entendimento relacionado à concordância e anuência de uma parte significativa da sociedade aos ideais autoritários. Tomaremos como referencial teórico central os estudos de Theodor Adorno quanto a existência de um potencial autoritário em indivíduos potencialmente voltados a uma personalidade autoritária. Potencial este que serviria de base de sustentação para a difusão e edificação dos ideais de governos de caráter autoritário. Em vista de tal análise a psicanálise coloca-se como instrumento de grande valia ao auxiliar no entendimento da relação entre o contexto social e coletivo vivido pelo sujeito e sua perspectiva ideológica. Estas relações, calcadas no poder da propaganda de massas, irão dar o tom da tendência dos grupos sociais em apoiar o autoritarismo. Consequentemente, para corroborar com esta abordagem, será imprescindível contar com os estudos ligados ao comportamento das massas de Sigmund Freud e Wilhelm Reich.
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