EDUCAÇÃO E FARMÁCIA: QUESTÕES DE FUNDAMENTOS PARA A FORMAÇÃO PRÁTICA E A INTERDISCIPLINARIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i19.31305

Palavras-chave:

Educação farmacêutica, Diretrizes Curriculares Nacionais, Interdisciplinaridade.

Resumo

Propôs-se aqui um diálogo crítico com autores que têm trabalhado o tema educação farmacêutica recentemente, tendo como base uma análise sobre os fundamentos filosófico-científicos das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Farmácia. O intuito é sustentar uma posterior intervenção educacional direcionada para a interdisciplinaridade e a prática voltada para o Sistema Único de Saúde. Além disso, realizou-se uma análise sobre concepções de métodos e metodologias. A análise foi realizada através de uma leitura crítica dos autores, assim como de revisão de literatura sobre o assunto, tendo uma posição ontológica como método, calcada na materialidade histórico-dialética do ser social. Observou-se como resultado a necessidade de os estudos em educação farmacêutica analisados voltarem a sua atenção para as questões de fundamentos filosófico-científicas, pois são estas as bases para as teorias educacionais e diretrizes curriculares que retroalimentam a formação de farmacêuticos.

Biografia do Autor

Marcelo José de Souza e Silva, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Paraná (2011), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2013) e doutorado em Ciências (Medicina Preventiva) pela Universidade de São Paulo (2017). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase na relação entre Trabalho e Educação na área da Saúde e nas contribuições provenientes das Ciências Sociais para a Saúde.

Adriano Jorge Torres Lopes, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Farmácia, com habilitação em Bioquímica, pela Universidade Federal do Maranhão (2009). Especialização em Docência e Pesquisa no Ensino Superior pela Faculdade São Luís (2011). Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2012); Linha de Pesquisa Marxismo, Educação e Luta de Classes; Eixo Temático Ontologia Marxiana e Educação. Graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2017). Doutorado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (em andamento); Linha de Pesquisa Formação, Didática e Trabalho Docente; Núcleo Temático Marxismo e Formação do Educador.

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Publicado

2018-11-07

Como Citar

SILVA, Marcelo José de Souza e; LOPES, Adriano Jorge Torres. EDUCAÇÃO E FARMÁCIA: QUESTÕES DE FUNDAMENTOS PARA A FORMAÇÃO PRÁTICA E A INTERDISCIPLINARIDADE. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 19, p. 26–45, 2018. DOI: 10.29148/labor.v1i19.31305. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/31305. Acesso em: 16 abr. 2024.

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