Ifes and Senai
Comparative Analysis on Teaching in Professional Education
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i23.44430Keywords:
Docência, Ifes, Senai, Educação ProfissionalAbstract
This research aims to identify and compare teaching in Technological Professional Education (EPT) in the context of the technical course in mechanics at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Espírito Santo (Ifes) and in the National Service of Industrial Learning (Senai-ES ). Through a qualitative approach, the research describes these two realities through document analysis and semi-structured interviews. Dialogue with authors from the field of Work and Education who defend the emancipatory educational practice, whose centrality of professional training must be in the dimension of the human being, contributing to the development of critical and autonomous workers-citizens. The data allow us to identify that both educational institutions have a very ingrained modus operandi, in which teaching is under the strong influence of institutional and cultural dictates, that is, the values, purposes, institutional objectives and school curriculum are some of the elements that influence teaching practice, adapting it according to the propositions of each of these institutions.
Keywords: Teaching. Senai-ES. Ifes. Professional education.
References
______. Lei n.º 13.415/2017. Altera as Leis n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, entre outras. Brasília: 2017. Disponível em < http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2017/lei-13415-16-fevereiro-2017-784336-publicacaooriginal-152003-pl.html> Acesso em: 08 jun.2020.
______. Lei nº. 11.892/2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, 2008. Acesso em: 08 jun.2020.
CIAVATTA FRANCO, M. Quando nós somos o outro: Questões teórico-metodológicas sobre os estudos comparados. Educação & Sociedade, [S.l.], Ano XXI, n.197, 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v21n72/4200.pdf >. Acesso em: 06 jun. 2017.
CIAVATTA, M. O trabalho docente e os caminhos do conhecimento: a historicidade da Educação Profissional. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.
COSTA, M.A. Políticas de formação docente para a educação profissional: Realidade ou utopia?. Curitiba-PR: Appris, 2016.
FRIGOTTO, G. Educação e Trabalho: bases para debater a Educação Profissional Emancipadora. Perspectiva, Florianópolis, v.19, n.1, p.71-87, jan./jun. 2001.
INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Plano do curso Técnico em Mecânica. Vitória: IFES, 2006.
______. Edital nº 04, de 17 de outubro de 2016: complementar ao edital nº 02, de 30 de agosto de 2016. Disponível em: < http://www.ifes.edu.br/images/stories/files/concurso_publico/2016/2016-02/Edital04- 2016QuadrodeVagas-Retificado1.pdf>. Acesso em: 06 jun. 2017.
MACHADO, L. R. S. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Brasília, v. 1, n. 1, p.8-22, jun-2008. Disponível em: <portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/rev_brasileira.pdf>. Acesso em: 08 jun. 2020.
MARX, K. O Capital: crítica da Economia Política, v.1 : livro primeiro. São Paulo: Abril, 1983.
MOURA, D. H. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Brasília, V. 1, n. 1, p.23-38, 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/rev_brasileira.pdf>. Acesso em: 08 jun.2020.
MOURA, M. O. A Atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. 2ª Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.
SAVIANI, D. O choque teórico da politecnia. Trabalho, Educação e Saúde. Revista Trabalho e educação saúde. Vol.1, n.1, 2003. Disponível em: << http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1981- 77462003000100010&script=sci_abstract&tlng=pt >> . Acesso em: 08 jun.2020.
SENAI-DR/ES. Comunicado de processo seletivo Senai DR/ES n°. 002/2016 – 15/01/2016a.
______. Plano do curso técnico em mecânica. Departamento Regional do Espírito Santo. Vitória, 2016b.
SENAI-DN. Resolução n. 410, de 30 de março de 2010. Diretrizes da educação profissional e tecnológica do Senai. Serviço Nacional de Aprendizagem Indústria (CNI), Departamento Nacional. Brasília, 2010.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).