Trabalho e Educação na agenda do Banco Mundial para juventude brasileira

Autores

  • Luiz Henrique Fernandes dos Reis UFSC
  • Eneida Oto Shiroma UFSC

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i24.60185

Palavras-chave:

Educação para o Trabalho. Relação desemprego-escolaridade. Políticas Públicas em Educação.

Resumo

Este artigo analisa a agenda do Banco Mundial para a juventude brasileira. Discute-se como constroem a narrativa do jovem “nem-nem” (nem estuda, nem trabalha); quais suas recomendações para o Estado e o que revelam sobre as tendências para a educação e trabalho no próximo período. Fundamentados no materialismo histórico, trabalhamos com o pressuposto de que recomendações pensadas nos países centrais são endereçadas à periferia, balizando reformas que atingem duramente os trabalhadores. O controle e educação da próxima geração impõe-se como necessidade imperiosa do capital. As contrarreformas implementadas nos últimos anos, visam a plena disponibilização de força de trabalho a ser explorada quer como assalariada ou empreendedora. O Banco Mundial refere-se ao jovem “nem-nem” como um problema social a ser equacionado por novas políticas públicas. Recomendam a desregulamentação do trabalho, sugerindo um salário abaixo do mínimo para os jovens. No âmbito educacional, as políticas apontam para o rebaixamento dos custos de formação da força de trabalho, pela simplificação dos currículos e flexibilização do ensino. Associa-se a isso a ideologia do empreendedorismo, com especial ênfase à formação comportamental pela via das competências socioemocionais. Conceitos como desengajamento e “acumulação de capital humano”, são utilizados para produzir uma nova compreensão sobre o desemprego, reforçando o entendimento do desemprego como uma disfunção dos estudantes e do sistema educacional.

Biografia do Autor

Eneida Oto Shiroma, UFSC

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista PQ do CNPq.    

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Publicado

2020-11-04

Como Citar

FERNANDES DOS REIS, Luiz Henrique; OTO SHIROMA, Eneida. Trabalho e Educação na agenda do Banco Mundial para juventude brasileira. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 24, p. 511–537, 2020. DOI: 10.29148/labor.v1i24.60185. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/60185. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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