Tecnologia, trabalho e patrimônio cultural
uma abordagem na perspectiva da emancipação humana
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i24.60239Palavras-chave:
Patrimônio cultural. Tecnologia. Teoria crítica marxistaResumo
O presente artigo tem por objetivo desenvolver uma análise epistemológica na perspectiva teórico-metodológica do materialismo histórico e dialético e da ontologia do ser social a respeito dos desafios colocados no contexto contemporâneo para a teoria e as políticas de preservação do patrimônio histórico-cultural, na ênfase da respectiva demanda colocada por uma qualificação profissional especializada voltada para o trabalho de conservação e restauração de bens culturais. desde o âmbito mais amplo das relações entre tecnologia, trabalho e educação, busca-se uma reflexão a partir de aproximações entre os conceitos de memória social, cultura material e categorias da teoria crítica marxista.
Referências
BALLART, Josep. El patrimonio histórico y arqueológico: valor y uso. Barcelona: Editora Ariel, 2006.
BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.
BORTOLOTTO, Chiara (Org.). Le patrimoine culturel immatériel. Enjeux d’une nouvelle catégorie. Paris: Éditions de La Maison dês sciences de l’homme, 2011.
CHOAY, Françoise. A alegoria do Patrimônio. Tradução: Luciano Vieira Machado. São Paulo: Editora UNESP, 2001.
GAMA, Ruy. A Tecnologia do Patrimônio na História. São Paulo: Nobel Edusp, 1986.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. 4º Edição. Tradução: Bernardo Leitão.Campinas: Editora da Unicamp, 1990.
LOWENTHAL, David. Como conhecemos o passado. In: Projeto História: Trabalhos da memória. Tradução: Lúcia Haddad. São Paulo: Editora PUC, 1998. p.1-495.
MARX, Karl. O Capital. 3ª Edição. Vol.1. Tradução: Reginaldo Santana. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975.
PINTO, Álvaro Vieira. O Conceito de Tecnologia. Vol.1. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 2008.
RAMOS, Francisco R. L. A Danação do objeto: o museu no ensino de História. Chapecó (SC): Argos, 2008.
RODIGUES, José. Dicionário da Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz. EPSJV, 2009.
SAVIANI, Demerval. O choque teórico da politecnia. Trabalho, educação e saúde, 1(1): p.131-152, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).