Technology, work and cultural heritage
an approach from the perspective of human emancipation
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i24.60239Keywords:
Cultural heritage. Technology. Work. Marxist Critical Theory.Abstract
This article aims to develop an epistemological anlysis, in the theoretical-methodological perspective of historical and dialectical materialism, and the ontology of the social being, regarding the challenges posed in the contemporary context for the theory and policies for the preservation of historical and cultural heritage, in the emphasis of the respective demand placed for a specialized professional qualification focused on the work of conservation and restoation of cultural goods. From the broader scope of the relationships between technology, work and education, a reflection is sought from the approximations between the concepts of social memory, material culture, and categories of critical Marxist theory.
References
BALLART, Josep. El patrimonio histórico y arqueológico: valor y uso. Barcelona: Editora Ariel, 2006.
BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.
BORTOLOTTO, Chiara (Org.). Le patrimoine culturel immatériel. Enjeux d’une nouvelle catégorie. Paris: Éditions de La Maison dês sciences de l’homme, 2011.
CHOAY, Françoise. A alegoria do Patrimônio. Tradução: Luciano Vieira Machado. São Paulo: Editora UNESP, 2001.
GAMA, Ruy. A Tecnologia do Patrimônio na História. São Paulo: Nobel Edusp, 1986.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. 4º Edição. Tradução: Bernardo Leitão.Campinas: Editora da Unicamp, 1990.
LOWENTHAL, David. Como conhecemos o passado. In: Projeto História: Trabalhos da memória. Tradução: Lúcia Haddad. São Paulo: Editora PUC, 1998. p.1-495.
MARX, Karl. O Capital. 3ª Edição. Vol.1. Tradução: Reginaldo Santana. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975.
PINTO, Álvaro Vieira. O Conceito de Tecnologia. Vol.1. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 2008.
RAMOS, Francisco R. L. A Danação do objeto: o museu no ensino de História. Chapecó (SC): Argos, 2008.
RODIGUES, José. Dicionário da Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz. EPSJV, 2009.
SAVIANI, Demerval. O choque teórico da politecnia. Trabalho, educação e saúde, 1(1): p.131-152, 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).