A Study on dropout and persistence in High school integrated to vocational education: A Systematic Mapping of Literature
A Systematic Mapping of Literature
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i26.71888Keywords:
Dropout, Permanence, Integrated High School.Abstract
One of the biggest challenges for educational institutions is dealing with school dropout, which restricts the full right of citizens to education. In this context, this article aims to map studies carried out in the area of dropout and persistence in High school integrated to vocational education, from 2011 to 2020, which present causes of school dropout and proposed actions for student persistence. The theoretical subsidy features contributions from Temp and Coutinho (2020), Dore and Lüscher(2011), Veiga and Bergiante(2016), Marques et al.(2019) and Libâneo (2013). The methodology used is the Systematic Literature Mapping (MSL), which allows a bibliographical review in an organized and systemic way, carried out in the databases of CAPES Periodicals and Academic Google. As a result, 11 (eleven) works were found, enabling the organization of a table with information that will support the development of the educational product to be presented in the Master's Degree in Professional and Technological Education - ProfEPT.
References
BASTOS, A. M. M. A permanência e evasão dos estudantes nos cursos técnicos da modalidade integrada no instituto federal de educação ciência e tecnologia da Bahia - (IFBA) campus Irecê. Dissertação (Dissertação de Mestrado) — Universidade de Estado da Bahia, 2013. Citado 2 vezes nas páginas 10 e 12.
BRASIL. Ministério da educação. Portal de Periódicos CAPES/MEC, 2019. Disponível em:< https://www-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/> Acesso em: 21 mar. 2021. Citado na página 5.
BRASIL. Ministério da educação - MEC. Plataforma Nilo Peçanha - PNP, 2020. Disponível em:< http://plataformanilopecanha.mec.gov.br/> Acesso em: 21 mar. 2021. Citado na página 4.
BRASIL, M. Rede federal de educação profissional, científica e tecnológica. Ministério da Educação - MEC. Disponível em< http://portal.mec.gov.br/rede-federal-inicial/> Acesso em: 26 ago. 2021, 2008. Citado na página 8.
DORE, R.; LÜSCHER, A. Z. Permanência e evasão na educação técnica de nível médio em Minas Gerais. Cadernos de pesquisa, SciELO Brasil, v. 41, n. 144, p. 770–789, 2011. Citado 6 vezes nas páginas 1,2,3,4,8 e 11.
DORE, R.; SALES, P. E. N.; CASTRO, T. d. Evasão nos cursos técnicos de nível médio da rede federal de educação profissional de Minas Gerais. Evasão na educação: estudos, políticas e propostas de enfrentamento. Brasília: IFB/CEPROTEC/RIMEPES, p. 379–414, 2014. Citado na página 4.
DOURADO, A. M. d. S. Educação profissional no instituto federal de educação, ciência e tecnologia da Bahia: Análise dos fatores intraescolares da evasão como base para criação do observatório pedagógico institucional no campus de Irecê/Bahia. 2016. Citado 4 vezes nas páginas 3, 4, 10 e 12.
FEITOSA, M. d. S. Evasão escolar na educação profissional, científica e tecnológica: reflexões e possibilidades de enfrentamento. 2020. Citado 2 vezes nas páginas 11 e 12.
KITCHENHAM, B.; CHARTERS, S. Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering. Citeseer, 2007. Citado 3 vezes nas páginas 1,2,5.
LIBÂNEO, J. C. Didática. [S.l.]: Cortez Editora, 2013.
MACHADO, M. M. et al. Estado da arte da produção acadêmica sobre ensino médio no brasil–período de 1998 a 2008. Relatório Geral. Goiânia: MEC/UFG, 2009.
MANHÃES, L. M. B. et al. Previsão de estudantes com risco de evasão utilizando técnicas de mineração de dados. In: Brazilian symposium on computers in education (simpósio brasileiro de informática na educação-sbie). [S.l.: s.n.], 2012. v. 1, n. 1.
MARQUES, L. T. et al. Mineração de dados auxiliando na descoberta das causas da evasão escolar: Um mapeamento sistemático da literatura. RENOTE, v. 17, n. 3, p. 194–203, 2019. Citado 2 vezes nas páginas 2 e 3.
MEDEIROS, A. V. G. C. d. Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura: estratégia de enfrentamento da evasão escolar no IF campus Ouricuri-PE. Faculdade de Educação, 2018. Citado 2 vezes nas páginas 10 e 12.
NAGAI, N. P.; CARDOSO, A. L. J. A evasão universitária: Uma análise além dos números. Revista Estudo & Debate, v. 24, n. 1, 2017. Citado nas páginas 3 e 4.
NETO, D. N. d. S. et al. A evasão de estudantes nos cursos técnicos da modalidade integrada no IFBA-campus jacobina. Ensino em Foco, v. 2, n. 4, p. 37–48, 2019.
NOVAIS, L. d. F. et al. Educação profissional: uma análise sobre a evasão e a permanência no curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio no Instituto Federal de Rondônia-Câmpus Colorado do Oeste. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2014. Citado 3 vezes nas páginas 4,10 e 12.
PETERSEN, K. et al. Systematic mapping studies in software engineering. In: 12th International Conference on Evaluation and Assessment in Software Engineering (EASE) 12. [S.l.: s.n.], 2008.p. 1–10. Citado 4 vezes nas páginas 1,2,5 e 6.
SCHIEHL, E. P.; GASPARINI, I. Modelos de ensino híbrido: Um mapeamento sistemático da literatura. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). [S.l.: s.n.], 2017. v. 28, n. 1, p. 1.
SILVA, A. M. D. Evasão na Educação Profissional: Perfil e motivações dos evadidos. Dissertação (Dissertação de Mestrado) — Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES, 2017. Citado 2 vezes nas páginas 10 e 12.
SILVA, M. R. d. A evasão escolar no if sertão-pe campus salgueiro: políticas de enfrentamento. Faculdade de Educação, 2019. Citado 2 vezes nas páginas 10 e 12.
SOUSA, M. d. G. d. N. et al. Evasão ou permanência na educação profissional e tecnológica? um estudo de caso no IFsul-rio—grandense–campus Santana do Livramento. 2020. Citado 2 vezes nas páginas 11 e 12.
TEMP, H.; COUTINHO, R. X. Evasão escolar no ensino médio: uma análise cienciométrica. Research, Society and Development, v. 9, n. 12, p. e8391210785–e8391210785, 2020. Citado 4 vezes nas páginas 1,2,3 e 4.
VEIGA, C. R. Fatores predominantes da evasão escolar no ensino médio integrado: uma proposta de estratégia de prevenção para o Cefet/RJ. Niterói, 2016.
VEIGA, C. R.; BERGIANTE, N. Fatores predominantes da evasão escolar no ensino médio profissional: Uma revisão de literatura. XII Congresso Nacional de Excelência em Gestão e III Inovarse-Responsabilidade Social Aplicada, 2016. Disponível em:
<http://www.inovarse.org/sites/default/files/T16_323.pdf>. Acesso em: 6 dez. 2019. Citado 2 vezes nas páginas 1 e 3.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).