Tell me where you are:
strategies for permanence and success in emergency remote education at Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Simões Filho
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v2i26.72063Keywords:
Pandemic. Dropout. PermanenceAbstract
This paper presents an account of experiences about the transition process from the in-person to the remote context at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Bahia, campus of Simões Filho, in the face of the COVID-19 pandemic. The report is divided into three main parts, emphasizing the use of the chronological criterion of the facts narrated/analyzed. Initially, we discussed the main challenges encountered with the outbreak of the pandemic in the state of Bahia and the necessary actions to interrupt academic activities on campus. Then, we discuss the strategies that were used to find/group students in the integrated, subsequent and higher forms of our teaching unit. Finally, we explain about the actions taken with students during this period and how they had a positive impact on the process of permanence and combating school dropout.
References
ATLAS DA JUVENTUDE. Pesquisa Juventudes e a Pandemia do Coronavírus. 2ª edição (2021), de CONJUVE, Fundação Roberto Marinho, Rede Conhecimento Social, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Disponível em: https://atlasdasjuventudes.com.br/juventudes-e-a-pandemia-do-coronavirus/. Acesso em: 26 set. 2021.
DORE, Rosemary e LÜSCHER, Ana Zuleima. Permanência e Evasão na Educação Técnica de Nível Médio em Minas Gerais. CADERNOS DE PESQUISA - V.41 N.144 SET./DEZ. 2011
GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2009.
IFBA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA. Conselho Superior . Resolução nº 19/2020, de 24 de agosto de 2020. Dispõe sobre a Normas Acadêmicas Emergenciais e provisórias para as atividades de ensino não presencial durante o período de suspensão das atividades presenciais, no âmbito do IFBA, enquanto durar a pandemia do novo coronavírus-COVID-19.Salvador: Conselho Superior, 2020. Disponível em: <https://portal.ifba.edu.br/institucional/consup/resolucoes-2020/res-no-19-revoga-res-18-e-regulamenta-a-implementacao-aenpe-nos-cursos-do-ifba.pdf>. Acesso em: 20 set. 2020.
IFBA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA. Conselho Superior . Resolução nº 20/2020, de 26 de agosto de 2020. Dispõe do Plano de contingência institucional do Instituto Federal da Bahia frente à pandemia do sars-cov-2 (coronavírus) Salvador: Conselho Superior, 2020. Disponível em: <https://portal.ifba.edu.br/institucional/consup/resolucoes-2020/res-no-19-revoga-res-18-e-regulamenta-a-implementacao-aenpe-nos-cursos-do-ifba.pdf>. Acesso em: 20 set. 2020.
IFBA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA. Conselho Superior . Resolução nº 30/2020, de 23 de dezembro de 2020. Dispõe sobre as alterações das Normas Acadêmicas Emergenciais e provisórias para as atividades de ensino não presencial durante o período de suspensão das atividades presenciais, no âmbito do IFBA, aprovada na Resolução CONSUP/IFBA 19/2020, enquanto durar a pandemia do novo coronavírus-COVID-19,.Salvador: Conselho Superior, 2020. Disponível em: <https://portal.ifba.edu.br/institucional/consup/resolucoes-2020/res-no-30-altera-a-res-19_2020-que-regulamenta-as-aenpe-nos-cursos-do-ifba.pdf/view>. Acesso em: 20 set. 2020.
IFBA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA [2020]. Portaria nº 048/2020-BA, de 28 de fevereiro de 2020. Designa a Comissão Local de Permanência e Êxito.
IFBA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA [2020]. Portaria nº 050/2020-BA, de 04 de março de 2020. Designa a Comissão da Política de Assistência Estudantil.
IFBA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA [2020]. Portaria nº 053F/2020-BA, de 13 de outubro de 2020. Designa a Comissão Acadêmica.
IFBA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA [2021]. Portaria nº 027/2021-BA, de 01 de março de 2021. Designa a Comissão Local de Permanência e Êxito.
IFBA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA [2021]. Portaria nº 029/2021-BA, de 09 de março de 2021. Designa o Núcleo de Acompanhamento das AENPE, em atendimento à Resolução 30 de 23de dezembro de 2020.
IFBA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA [2021]. Portaria nº 36a/2021-BA, de 21 de maio de 2021. Designa a Comissão da Política de Assistência Estudantil.
IFBA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA [2020]. Portaria nº 078/2021-BA, de 23 de julho de 2021. Designa do Núcleo de Acompanhamento das AENPE, em atendimento à Resolução 30 de 23 de dezembro de 2020
IFBA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA [2020]. Portaria nº041 /-BA, de 18 de fevereiro de 2020. Designa a Comissão da Jornada Pedagógica.
IFBA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA[2020]. Edital auxílio emergencial IFBA/ Simões Filho. Disponível em: https://portal.ifba.edu.br/simoes-filho/notas-e-comunicados/2020/pdf/copy_of___SEI_IFBA1610317Edital__Emergencial2.pdf. Acesso em: 26 set. 2021.
IFBA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA[2020]. Edital Auxílio Inclusão Digital IFBA/ Simões Filho. Disponível em: https://portal.ifba.edu.br/simoes-filho/notas-e-comunicados/2020/pdf/copy_of___SEI_IFBA1610242Edital__InclusoDigital.pdf. Acesso em: 26 set. 2021
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).