ESTRESSE EM PROFESSORAS DE UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i20.20014Palabras clave:
professores da educação infantil, estresse, adoecimento docente.Resumen
Professores no Brasil têm suas condições de trabalho precárias, por falta de recursos, reconhecimento, intensidade de trabalho entre outras questões que levam a um desgaste emocional e físico causando seu adoecimento com mais facilidade. O estresse trata-se de um fator que afeta tanto a vida pessoal como profissional e pode ser o gerador de adoecimento físico e psíquico, como será apresentado neste artigo, que possui como objetivo central apresentar as causas do estresse em professoras de um Centro de Educação Infantil e sua implicação para o exercício do trabalho docente. O artigo agrega os resultados de uma pesquisa qualitativa, decorrente de uma minuciosa busca teórica sobre estresse na educação e consequências na saúde, observações participantes, além de dados de entrevista com quatro professoras que atuam em um Centro de Educação Infantil, localizado em uma cidade de Santa Catarina. Como método de análise de dados foi utilizada a análise em prosa (ANDRÉ, 1983), que prioriza o discurso livre dos entrevistados, ancorada no referencial teórico dos seguintes autores: Nassif (2010), Martins (2007), Gatti (2010), Witter (2003) entre outros, que discutem assuntos relacionados à educação, estresse e adoecimento de professores. Os resultados da pesquisa apontaram que o estresse gerado pelo trabalho ocorre devido a questões que envolvem as crianças (alunos do CEI) e as famílias e, que muitas vezes, o estresse provocado pelo envolvimento nestas questões acarreta contratempos, conflitos e, por consequência, adoecimento e exaustão física e psíquica. As professoras também relataram experiências estressantes vivenciadas em outros CEI’s em que atuaram.
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