Apresentação

Autores/as

  • Eneas Arrais de Araujo Neto Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v2i21.43866

Palabras clave:

Educação; Trabalho; Ensino;

Resumen

A Revista Labor tem servido a essa resistência, daí o esforço hercúleo de manter-se em pé, diante de adversidades que se avolumam tanto na esfera humana quanto na tecnológica, passando, inclusive, pela burocracia dos órgãos de avaliação e fomento que, ao invés de impulsionar novas publicações, adorna-se, em especial nos dias em que estamos vivendo, de uma roupagem que dificulta a divulgação e a valorização da divulgação científica, sobretudo das regiões mais afastados do centro econômico do país.

Olhando para esse volume, que conclui o número 21 de nossa Revista, publicamos mais 4 artigos, totalizando 11 nesta edição. Ao tempo que agradecemos aos autores a confiança na Revista Labor, pedimos desculpas pelas dificuldades enfrentadas ao longo deste ano, dificuldades que sabemos serem vividas por diversos editores de Revista ligadas ao viés marxiano.

Esperamos que aproveitem a leitura, nosso esforço é sempre o de proporcionar um conjunto de estudos e pesquisa que possam fortalecer o debate no campo do Trabalho e da Educação.

Biografía del autor/a

Eneas Arrais de Araujo Neto, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (1981), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1986), Doutorado Sanduiche pelo Institute of Education of the University of London - Uk (1998), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1999); Pós-doutorado em Filosofia da Arte e Subjetividade pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales-Fr; possui um segundo Pós-Doutorado, desenvolvido na UNINOVE em São Paulo, Brasil, em 2013, acerca dos Referenciais da formação Humana Integral em Marx, Gramsci e na Teoria Crítica, com supervisão do Prof. Paolo Nosella. Iniciou sua carreira profissional em 1978, como professor de ensino fundamental e medio na rede de escolas particulares em Fortaleza, tendo desenvolvido a atividade de professor em diversas disciplinas em 4 grandes escolas da capital do estado. Foi Arquiteto da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado do Ceará, Arquiteto em Indústria, Arquiteto em Empresa de Construção Civil, Arquiteto em Escritorio Profissional de Arquitetura. Foi Professor concursado, de Projeto Arquitetônico, Desenho Arquitetônico, e Tecnologia de Materiais de Construção, na Escola Técnica Federal do Ceará, atual Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE (1991-1992). Desde 1993 é Professor Concursado da Universidade Federal do Ceara. Foi cedido pela UFC para ser Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2004). Atualmente é Professor Associado aposentado da Universidade Federal do Ceará, Participa de projeto PROPAP, lotado na FACED/UFC, onde fundou e coordena o LABOR - Laboratório de Estudos do Trabalho e Qualificação Profissional que também é grupo de pesquisas certificado e registrado no CNPQ, do qual o prof. Enéas Arrais Neto é lider. Foi Coordenador eleito do Forum dos Programas de Pos-Graduação em Educação do Norte e Nordeste - FORPRED/NNE, organismo vinculado à ANPED - Associação Nacional de Pesquisa e Pos-Graduação em Educação,de 06/2011 a 12/2012 . O professor Enéas Arrais Neto foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC, tendo sidor reconduzido por voto universal para dois mandatos consecutivos de dois anos cada (2009-2011 e 2011-2013), No PPGE/UFC, foi Coordenador da linha de Pesquisas de Trabalho e Educação e da linha de Pesquisas de Filosofia e Sociologia da Educação (da qual foi criador). Fundou e Coordenou o Eixo de pesquisas de Economia Política, Sociabilidade e Educação, do mesmo Programa de Pós-Graduação em Educação, entre 2007 e 2016. É líder do NUPEP - Núcleo de Pesquisas em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. É docente e orientador de Doutorado na área de Educação, com ênfase em Ensino Profissionalizante, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, capitalismo, trabalho, arquitetura escolar, globalização e qualificação profissional. É Presidente do Conselho Editorial da Coleção Labor, na Editora da Universidade Federal do Ceará e Editor Chefe da Revista do Labor (www.revistalabor.ufc.br) na Universidade Federal do Ceará. É ainda membro do Comitê editorial da Revista Educação em Debate, da Universidade Federal do Ceará, e da Coleção Dialogos Intempestivos, das Edições UFC. De 2009 a 2011 foi bolsista de Transferência de Tecnologia e Extensão Tecnológica da FUNCAP/Ce - Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, desenvolvendo projeto junto à Secetaria da Educação Básica do Estado do Ceará, na área de implantação dos Centros Estaduais de Educação Profissional e assessorando a Coordenadoria Estadual de Formação de Executivos da Educação Básica do Ceará - CEFEB, vinculada ao Conselho Estadual de Educação do Ceará. Atualmente é Docente dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário UNICHRISTUS

Citas

Não

Publicado

2020-04-20

Cómo citar

ARAUJO NETO, Eneas Arrais de. Apresentação. Revista Labor, [S. l.], v. 2, n. 21, p. 05–10, 2020. DOI: 10.29148/labor.v2i21.43866. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/43866. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.