Acciones de permanencia y éxito durante el periodo pandémico covid-19 para estudiantes de los cursos técnicos integrados en IFSC - Campus Florianópolis:

un informe de experiencia

Autores/as

  • Marilia Nardelli Siebert Instituto Federal de Santa Catarina
  • Gizelle Kaminiski Corso Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC
  • Cláudia Regina Silveira Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC
  • Ana Paula Boff Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i26.71921

Palabras clave:

Condiciones para el acceso y la permanencia en la escuela., Educación profesional integrada., Enseñanza de internet.

Resumen

La deserción escolar ha sido un tema recurrente en todos los niveles educativos. Para combatirla, las instituciones definieron acciones y estrategias para el acceso y la permanencia de los estudiantes en la escuela. En el Instituto Federal de Santa Catarina, con base en su plan estratégico, fue creada la Comisión de Seguimiento de las Acciones de Permanencia y Éxito de los Estudiantes, del Departamento Acadêmico de Linguagem, Tecnologia, Educação e Ciência, campus Florianópolis en 2019. En virtud de la pandemia del covid-19, las acciones de esa Comisión se dirigieron exclusivamente para el acompañamiento de la participación de estudiantes de fases iniciales de los cursos técnicos integrados en actividades que no son presenciales. Así, este trabajo objetiva reportar la experiencia del trabajo de la Comisión, en el período de 2020 y 2021, en la asistencia a estudiantes con dificultades. Las acciones incluyeron: levantamiento de estudiantes, contacto con estos estudiantes y sus familias y atendimiento a diferentes situaciones. De los 752 alumnos matriculados en estas fases, 49 tuvieron dificultades de acceso por falta de equipamiento, acceso a internet, necesidad de material impreso u otros casos. Para estas situaciones, se realizaron orientaciones a estudiantes y familiares para la obtención de Asistencia de emergencia de acceso a internet, campaña de donación de equipos y preparación de material impreso. Además de efectivas parcialmente, estas acciones refuerzan la necesidad de políticas y discusiones más amplias.

Biografía del autor/a

Marilia Nardelli Siebert, Instituto Federal de Santa Catarina

Formada em licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e com mestrado e doutorado em Bioquímica (UFSC), atua desde 2013 como professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Santa Catarina- IFSC - Campus Florianópolis.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7646-7251

Gizelle Kaminiski Corso, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Possui graduação em Letras Português - Espanhol e Respectivas Literaturas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2003), graduação em Letras Língua Italiana e Literaturas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), mestrado em Literatura e Vida Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) e doutorado em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atualmente é professora efetiva de Português do Instituto Federal de Santa Catarina. Possui experiência na área de Letras com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: adaptação; clássico; literatura e ensino; literatura infantojuvenil; leitor, leitura. 

Orcid. https://orcid.org/0000-0002-0716-2817

Cláudia Regina Silveira, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Possui Mestrado e Doutorado em Letras - Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora de Língua Portuguesa e Metodologia da Pesquisa no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Câmpus Florianópolis, onde exerce o cargo de Coordenadora de Formação de Recursos Humanos no Polo de Inovação EMBRAPII. 

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1217-9189

Ana Paula Boff, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí (2010), Especialização em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de SC (2016) e Mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2012). Atualmente é pedagoga do Instituto Federal de Santa Catarina e estudante de pós-graduação - nível doutorado da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6568-0006

Citas

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Centro Gráfico, 1988. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 09 ago. 2021.

BRASIL. MEC. ANDIFES. ABRUEM. SESu. Comissão Especial de Estudos sobre a Evasão nas Universidades Públicas Brasileiras. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em Instituições de Ensino Superior públicas. Brasília, 1996. Disponível em:https://www.andifes.org.br/wp-content/files_flutter/Diplomacao_Retencao_Evasao_Graduacao_em_IES_Publicas-1996.pdf. Acesso em: 10 ago. 2021.

BRASIL. TCU. Auditoria operacional. Fiscalização de orientação centralizada. Rede federal de educação profissional. Necessidade de aprimoramentos nas atuações relacionadas à evasão escolar, à interação com os arranjos produtivos locais e ao apoio à inserção profissional dos alunos. Carência de professores e de profissionais de laboratório. Ausência de instalações físicas adequadas em alguns institutos federais. Recomendações. Determinação. Comunicações. Relator: José Jorge. 13 de março de 2013, Acórdão Nº 506. Disponível em:https://pesquisa.apps.tcu.gov.br/#/documento/acordao-completo/*/KEY%253AACORDAO-COMPLETO-1250021/DTRELEVANCIA%2520desc/0/sinonimos%253Dfalse. Acesso em: 09 ago. 2021.

BRASIL. MEC. SETEC. Documento orientador para a Superação da Evasão e Retenção na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. 2014. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=110401-documento-orientador-evasao-retencao-vfinal&category_slug=abril-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 09 ago. 2021.

BRASIL. MEC. SETEC. Nota Informativa Nº 138 de 2015. Informa e orienta as Instituições da Rede Federal sobre a construção dos Planos Estratégicos Institucionais para a Permanência e Êxito dos Estudantes. 2015. Disponível em:http://ctur.ufrrj.br/wp-content/uploads/2021/02/Nota-Informativa-no-138-2015.pdf. Acesso em: 10 ago. 2021.

BRASIL. MEC. Portaria Nº 345, de 19 de março de 2020. Altera a Portaria MEC Nº 343, de 17 de março de 2020. Disponível em:https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Portaria-mec-345-2020-03-19.pdf. Acesso em: 11 ago. 2021.

BRASIL. MEC. Parecer CNE/CP nº 5/2020, aprovado em 28 de abril de 2020 - Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/pec-g/33371-cne-conselho-nacional-de-educacao/85201-parecer-cp-2020#:~:text=Parecer%20CNE%2FCP%20n%C2%BA%205,da%20Pandemia%20da%20COVID%2D19. Acesso em: 09 ago. 2021.

BRASIL. MEC. Parecer CNE/CP nº 11/2020, aprovado em 7 de julho de 2020 - Orientações Educacionais para a Realização de Aulas e Atividades Pedagógicas Presenciais e Não Presenciais no contexto da Pandemia. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/pec-g/33371-cne-conselho-nacional-de-educacao/85201-parecer-cp-2020#:~:text=Parecer%20CNE%2FCP%20n%C2%BA%205,da%20Pandemia%20da%20COVID%2D19. Acesso em: 09 ago. 2021.

COUTO, Edvaldo Souza; COUTO, Edilece Souza; CRUZ, Ingrid de Magalhães Porto. #Fiqueemcasa: educação na pandemia da covid-19. Interfaces Científicas, Aracaju, v. 8, n. 3, p. 200-217, 2020. Disponível em:https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p200-217. Acesso em: 12 ago. 2021.

DALTRO, Mônica Ramos; FARIA, Anna Amélia de. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 19, n. 1, Rio de Janeiro, 2019. p. 223-237. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/43015/29726. Acesso em: 26 ago. 2021.

DORE, Rosimery. Evasão e Repetência na Rede Federal de Educação Profissional. Programa observatório da Educação CAPES/Inep Maceió, Alagoas, setembro 2013. Disponível em:http://www.reditec.ifal.edu.br/reditec/arquivos-1/apresentacoes/dia-04-09/Tema%2005%20-%20Evasao%20e%20Repetencia%20na%20Rede%20Federal%20de%20Educacao%20Profissional.pdf/. Acesso em: 10 ago. 2021.

IFSC. Resolução CONSUP Nº 23, de 21 de agosto de 2018. Aprova, ad referendum, o Plano Estratégico de Permanência e Êxito dos Estudantes do IFSC. Disponível em:http://cs.ifsc.edu.br/portal/files/consup_resolucao23_2018_plano_de_permanencia_e_exito.pdf. Acesso em: 09 ago. 2021.

IFSC. Resolução CEPE/IFSC Nº 42, de 30 de julho de 2020. Estabelece orientações para a realização de atividades pedagógicas não presenciais (ANP) e atendimento da carga horária letiva nos cursos do IFSC, devido à pandemia Covid-19. Revoga a Resolução CEPE nº 37 de 26 de junho de 2020 e demais disposições contrárias. Disponível em:https://sig.ifsc.edu.br/sigrh/public/colegiados/filtro_busca.jsf. Acesso em: 01 ago. 2021.

KONRATH, Mary Lúcia Pedroso; TAROUCO, Liane Margarida R.; BEHAR, Patrícia Alejandra. Competências: desafios para alunos, tutores e pro¬fessores da EaD. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 7, n. 1, 2009. Disponível em: https://doi. org/10.22456/1679-1916.13912. Acesso em: 12 ago. 2021.

SAVIANI, Dermeval; GALVÃO, Ana Carolina. Educação na Pandemia: a falácia do “ensino” remoto. Universidade e Sociedade. Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, nº 67, p. 36-49, 2021.

VIEIRA, Kelmara M. et al. Vida de estudante durante a pandemia: isolamento social, ensino remoto e satisfação com a vida. Revista Ead em Foco – Edição especial: EaD em tempos de pandemia e pós-pandemia, v. 10, n. 3, 2020. Disponível em:https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1147. Acesso em: 12 ago. 2021.

Publicado

2021-11-03

Cómo citar

SIEBERT, Marilia Nardelli; CORSO, Gizelle Kaminiski; SILVEIRA, Cláudia Regina; BOFF, Ana Paula. Acciones de permanencia y éxito durante el periodo pandémico covid-19 para estudiantes de los cursos técnicos integrados en IFSC - Campus Florianópolis: : un informe de experiencia. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 26, p. 193–216, 2021. DOI: 10.29148/labor.v1i26.71921. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/71921. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos similares

<< < 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.