La Voz de La Deserción Escolar:

un estudio de caso en el campus avanzado de Manacapuru

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v2i26.72008

Palabras clave:

Formação Tecnológica, Permanência na escola, Evasão escolar, Educação Profissional

Resumen

Esta investigación tuvo como objetivo investigar los factores que han llevado a los estudiantes a abandonar la escuela en la modalidad posterior del Campus Avanzado Manacapuru. Suponemos que las medidas adoptadas para asegurar la realización de cursos técnicos posteriores deben considerar las especificidades de cada contexto regional y los temas atendidos. Por tanto, como delimitación metodológica, elegimos el método de estudio de caso porque permite investigar un fenómeno contemporáneo dentro de su contexto real, siendo señalado principalmente, según Yin (2001), cuando los límites entre el fenómeno y el contexto no están claramente definidos. como es nuestro caso de investigación. El análisis señala que las políticas de Atención al Estudiante dentro del IFAM son fundamentales para la permanencia de los estudiantes, pero factores ajenos a la institución, junto con problemas familiares, sociales y económicos fueron más relevantes en la decisión de los estudiantes de completar o no la posterior técnica. cursos que comenzaron.

Biografía del autor/a

Jeane de Lima Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM

Possui graduação em Serviço Social pelo Centro Universitário do Norte (2011), especialização em Gestão do SUAS e Violência Infrafamiliar. Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pelo IFES. Atualmente trabalha como Assistente Social no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública e Educação Profissional e Tecnológica.

Rosa Oliveira Marins Azevedo, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Amazonas - IFAM

Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2014); Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2008); Especialização em Psicopedagogia (2005) e em Metodologia do Ensino Superior (2004) pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR; Graduação em Pedagogia pela Faculdade Niteroiense de Educação Letras e Turismo (1988). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Amazonas (IFAM) nos cursos de licenciatura em Física, Química, Ciências Biológicas e Matemática e também nos cursos de Mestrado em Ensino Tecnológico e Mestrado em Educação Profissonal e Tecnológica. Atuou no Mestrado em Ensino de Física, na coordenação do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do IFAM, e do Estágio Curricular das Licenciaturas. É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Formativos de Professores no Ensino Tecnológico (IFAM). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores de Ciências/Ensino Tecnológico/Educação Profissional e Tecnológica, Estágio Curricular, Educação Científica, Pesquisa-ação. http://lattes.cnpq.br/3056605003492861  https://orcid.org/0000-0002-8246-8453 http://ppget.ifam.edu.br    

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Publicado

2021-12-31

Cómo citar

SILVA, Jeane de Lima; AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins. La Voz de La Deserción Escolar: : un estudio de caso en el campus avanzado de Manacapuru. Revista Labor, [S. l.], v. 2, n. 26, p. 275–297, 2021. DOI: 10.29148/labor.v2i26.72008. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/72008. Acesso em: 24 nov. 2024.

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