O perfil dos professores licenciados que atuam na Educação Profissional e Tecnológica no IFMG-campus Ouro Preto:
primeiras aproximações
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v2i24.60054Palavras-chave:
Professores licenciados. Educação Profissional e Tecnológica. Rede Federal.Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar as primeiras aproximações relativas ao perfil dos professores licenciados que atuam na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFMG), particularmente no campus Ouro Preto. Após justificar a escolha do lócus da pesquisa, o artigo se estrutura a partir da análise do levantamento bibliográfico realizado, seguido de apresentação e análise dos dados coletados para estabelecer uma aproximação do perfil daqueles docentes. Nas áreas básicas do IFMG – campus Ouro Preto, tem-se um número superior de professores licenciados em relação aos professores bacharéis. São professores, em sua maioria, efetivos e com regime de trabalho em dedicação exclusiva. Essas condições em muito os diferenciam, por exemplo, dos professores que atuam na rede estadual de ensino de Minas Gerais (AMORIM; SALEJ; BARREIROS, 2018).
Referências
BRASIL. Lei nº 9394 de dezembro de 1996: Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996.
CASTAMAN, A.S. NOGUEIRA, C.G. Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente na Educação Profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 2, 2018.
CAVALCANTE, I.F. HENRIQUE, A.L.S. A experiência da pesquisa na formação docente: unindo teoria à prática. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 1. n. 12, 2018.
CERICATO, I.L. A profissão docente em análise no Brasil: uma revisão bibliográfica. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. V. 97, n. 246, maio/ago, 2016.
COSTA, A.M.F. da. FONSECA, C.M.F. COSTA, L. de G. M. Desvelando o percurso formativo de docentes da Educação Profissional: um estudo de caso com professores do curso de análises clínicas em uma IES privada. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 1, n.12, 2017.
CUSTÓDIO, C.M.T. PENA, G.A. de C. Perfil dos docentes dos Institutos Federais: Estudo de caso no IFMG. Relatório Final. IFMG, 2018.
DA SILVA, K.K.O. QUEIROZ, K. da S. MEDEIROS, S.M.D. Trabalho e trabalho docente: a percepção de docentes da área de formação geral. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 1, n.12, 2017.
FLACH, A. Formação de Professores nos Institutos Federais: uma identidade por construir. In: 37ª Reunião Anual da ANPEd, GT8: Formação de Professores, Florianópolis, 2015.
FONSECA, C.M.F. da. Formação e saberes docentes na Educação Profissional: um relato de experiência. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 1, n.12, 2017.
GATTI, B. A. BARRETO, E. S. de S.(coord.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.
GATTI, B. A. BARRETO, E. S. de S. ANDRÉ, M. E. D. de A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.
GOMES, S.S.W. BRASILEIRO, R.M.O. LIMA, P.R. Identidade profissional e trabalho docente: o que dizem os professores dos cursos de licenciatura do IFAL. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 1, n.7, SETEC, 2014.
HUBERMAN, Michael. Tendências gerais do ciclo de vida dos professores. In: NÓVOA, António (org.). Vida de professores. 2ª edição, Portugal, Porto: Porto Editora, LDA, 1995.
IFMG. Plano de Desenvolvimento Institucional: IFMG 2014-2018. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. BH: IFMG, 2015.
KREUTZ, D. H. WELTER, C. B. Professor em (re) construção: reflexões de um docente em formação pedagógica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 2, n.11, SETEC, 2016.
MACHADO, Lucília R. de Souza. Diferenciais inovadores na formação de professores para a Educação Profissional. In: Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: MEC, SETEC, 2008.
MACHADO, Lucília Regina de Souza. O desafio da formação dos professores para a EPT e PROEJA. Educação & Sociedade. Campinas, v.32, p. 689-704, jul/set, 2011.
MALDANER, J.J. A formação docente para a Educação Profissional e Tecnológica: breve caracterização do debate. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 2, n.13, 2017.
MORAIS, J.K.C. HENRIQUE, A.L.S. O professor licenciado na Educação Profissional: quais saberes docentes alicerçam seu trabalho? Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 1, n.7, SETEC, 2014.
MORAIS, J.K.C. SANTOS, M.G.M. BRANDÃO, P. A. F. O caminho dos professores na Educação Profissional: percepções sobre o sentido do trabalho e do trabalho docente. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 1, n.12, 2017.
MOURA, Dante Henrique. Formação de docentes para a Educação Profissional e Tecnológica. In: Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: MEC, SETEC, 2008.
NASCIMENTO, E. D’A. AZEVEDO, R.O.M. Possíveis articulações entre os conceitos de tecnologia e competências na formação profissional docente. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 2, n.13. Brasília: MEC, SETEC, 2017.
NEGRINI, Elaine Aparecida; CRUZ, Maria Nazaré da. Aproximações e distanciamentos entre o trabalho na indústria e na escola: uma análise dos sentidos da docência produzidos por professores de Educação Profissional. In: 31ª Reunião Anual da ANPEd, GT8: Formação de Professores, Caxambu, 2008.
PAIVA, S.Y. de. CORREIA, D. S. de B. BATISTA, A.C. O perfil de formação de professores da educação profissional que atuam em instituições privadas no RN: uma análise a partir das vozes dos docentes do eixo geral. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 1, n.12, 2017.
PASQUALLI, R. VIEIRA, J.A. VIEIRA, M.M.M. Formação de professora para a Educação Profissional e Tecnológica a distância da Rede Federal de educação brasileira: análises das produções acadêmicas. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 2, n.9, 2015.
PENA. G. A.de C. Necessidades formativas de professores dos Institutos Federais e desenvolvimento profissional docente. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 2, 2018a.
PENA. G. A. Formação docente nos Institutos Federais: análise de um programa de desenvolvimento profissional. Simpósio Internacional, trabalho, relações de trabalho, educação e identidade. II SITRE, 2018b.
RODRIGUES, M.R.S.L. FREITAS, M.C.S. Formar-se para ensinar: experiência de um Instituto Federal. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 2, n.11, 2016.
ROLDÃO, M.do C. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação. V.12, n.34, jan/abr: 2007.
SANTOS, A.P d. AZEVEDO, R.O.M. Saberes docentes na Educação Profissional Técnica de Nível Médio: uma proposta para a formação de professores do IFAM – campus LÁBREA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 2, n.11, 2016.
SHIROMA, E.O. LIMA FILHO, D.L. O trabalho docente na Educação Profissional e Tecnológica e no PROEJA. Educação & Sociedade. Campinas, v.32, n. 116, p. 725-743, jul/set, 2011.
SILVA JÚNIOR, G.S. GARIGLIO, J.A. Saberes da docência de professores da Educação Profissional. Revista Brasileira de Educação. Vol. 19, n. 59, out-dez, 2014.
SILVEIRA, R.B.GONÇALVES, L.F. MARASCHIN, M.S. A formação de professores na Educação Profissional e Tecnológica, e a complexidade que envolve a permanência e êxito dos estudantes. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 2, n.13, 2017.
SOUZA, A.C.R. VILAS BOAS, M. VILAS BOAS, T. AGUIAR, A. Saberes pedagógicos e história das Ciência no processo formativo de professores da Educação Profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 1, n.7, 2014 a.
SOUZA, A. C. R. ANDRADE, M. C. F. AGUIAR, A. F. S A formação de professores para o ensino profissional no Brasil: a construção de um caminho. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 1, n.7, 2014b.
VIEIRA, M.M.M. VIEIRA, J.A. PASQUALLI, R. Formação de Professores da Educação profissional nos Programas Especiais de Formação Pedagógica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 1, n.7, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).