A concepção de linguagem na formação de professores de língua materna dos anos iniciais do ensino fundamental:
o que orientam os documentos oficiais?
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i28.62587Palavras-chave:
Concepção de Linguagem. Documentos Curriculares. Ensino de Língua Materna.Resumo
O presente artigo versa sobre a concepção de linguagem contemplada na Base Nacional Comum Curricular – BNCC, nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN, e a orientação desses documentos no ensino de língua materna. O objetivo da pesquisa foi identificar qual a concepção de linguagem é assumida por esses documentos e qual a orientação destes no ensino de língua materna voltado para os anos iniciais da educação básica. A pesquisa se enquadra como qualitativa, uma vez que os dados obtidos foram analisados à luz de concepções teóricas que defendem o ensino de língua materna a partir da compreensão de que o ensino de língua precisa ser orientado na perspectiva da linguagem como interação; é documental por se tratar de uma pesquisa que tem como corpus dois documentos de orientação curricular que foram analisados a partir de novas perspectivas de ensino-aprendizagem; e é bibliográfica porque foi entrelaçada pela revisão de literatura sobre as teorias que compreendem a concepção de linguagem que se apresenta nos referidos documentos. Obtivemos como resultado a compreensão de que os dois documentos assumem a mesma concepção de linguagem, isto é, a linguagem como interação. No entanto, a BNCC apresenta novos olhares sobre a linguagem, ampliando a discussão sobre como esta se apresenta no contexto atual, no qual é repleto de textos multimodais e multisemióticos
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Diálogo I. A questão do discurso dialógico. In.: BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Português. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf . Acesso em 12/11/20.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 12/11/20.
GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
GERALDI, João Wanderley. (Org.). Prática da leitura na escola. In: GERALDI, João Wanderley. (Org.). O texto na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Ática, 2006.
VOLOSHINOV. V./BAKHTIN. Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Labor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).