Educação no cenário capitalista:
Reverberações subjetivas em jovens universitários
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i25.68010Palavras-chave:
Capitalismo, Estudante universitário, Juventude, Instituição pública de educação superiorResumo
O presente estudo buscou compreender vetores - sujeitos, contextos, políticas - que atravessam vivências universitárias juvenis, bem como investigou reverberações psicossociais do atual cenário político-econômico junto a 14 jovens estudantes de uma Instituição de Ensino Superior pública e interiorizada. Para tanto, foram realizadas entrevistas individuais, posteriormente submetidas à Análise de Conteúdo. Como resultados, encontrou-se a presença de ideais neoliberais, próprios do capitalismo, nos modos de vida desses jovens, como também impactos psicossociais negativos dos sucessivos cortes dos investimentos em educação. Ainda, destacam-se desafios à autonomia juvenil, bem como as relações de amizade como promotoras de qualidade de vida e vinculação acadêmica.
Referências
BARDAGI, Marucia P.; HUTZ, Cláudio S.. Apoio parental percebido no contexto da escolha inicial e da evasão de curso universitário. Revista Brasileira de Orientação Profissional, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 31-44, 2008. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbop/v9n2/v9n2a05.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2021.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução de RETO, Luís Antero; PINHEIRO, Augusto. São Paulo: Edições 70, 2016.
BERNARDO, Marcia H.. Produtivismo e precariedade subjetiva na Universidade pública: o desgaste mental dos docentes. Psicologia & Sociedade, v. 26, p. 129-139, 2014. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/psoc/v26nspe/14.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2021.
BOCK, Ana M. B. Formação do Psicólogo: um debate a partir do significado do fenômeno psicológico. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 17, n. 2, p. 37-42, 1997. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/pcp/v17n2/06.pdf >. Acesso em: 21 mar. 2021.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Senado. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 20 mar. 2021.
BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas Universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Subchefia para Assuntos Jurídicos, Casa Civil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm>. Acesso em: 20 mar. 2021.
BRASIL. Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013. Institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude - SINAJUVE. Subchefia para Assuntos Jurídicos, Casa Civil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12852.htm>. Acesso em: 20 mar. 2021.
CAVALIERI, Irene C.. Processos de empowerment no contexto da intervenção social: um estudo comparativo. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2017, 103 p. Dissertação em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, Universidade de Coimbra, Coimbra, 2017. Disponível em: <https://eg.uc.pt/bitstream/10316/82584/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o_final_IreneCavalieri.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2021.
CENTRO DE ESTUDOS E DEBATES ESTRATÉGICOS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS. Financiamento da educação superior no Brasil: impasses e perspectivas. Brasília: Edições Câmara, 2018. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/altosestudos/pdf/financiamento-da-educacao-superior-no-brasil-impasses-e-perspectivas>. Acesso em: 26 out. 2020.
DUARTE, Rosália. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Educar em revista, Curitiba, n. 24, p. 213-225, 2004. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/er/n24/n24a11.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2021.
FREITAS, Mariana G. P. et al.. Os desafios da entrada e permanência da Universidade por estudantes da classe trabalhadora. In: XXI ENCONTRO LATINO AMERICANO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, XVII ENCONTRO LATINO AMERICANO DE PÓS-GRADUAÇÃO E VII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, São José dos Campos, 2017. Anais... São José dos Campos: Univap, 2017, p. 1-6. Disponível em: <http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2017/anais/trabalhos_ciencias_humanas.html>. Acesso em: 26 out. 2020.
MATTOS, Amana R.; CASTRO, Lucia R. Jovens e a liberdade: reflexões sobre autonomia, responsabilidade e independência. Psicologia & Sociedade, v. 28, n. 1, p. 65-73, 2016. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/psoc/v28n1/1807-0310-psoc-28-01-00065.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2021.
XXX. XXX. Recife: EDUPE, 2018.
MONTEIRO, Renata A. P. A importância do trabalho na transição para a vida adulta. Desidades, Rio de Janeiro, v. 4, p. 20-29, 2014. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/desi/v4/n4a03.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2021.
NAÇÕES UNIDAS. Declaração universal dos direitos humanos. Rio de Janeiro: UNIC, 2009. Disponível em: <https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/por.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2021.
OLIVEIRA, João F.; BITTAR, Mariluce; LEMOS, Jandernaide R. Ensino Superior noturno no Brasil: democratização do acesso, da permanência e da qualidade. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 19, n. 40, p. 201-384, 2010. Disponível em: <https://repositorio.bc.ufg.br/bitstream/ri/12799/5/Artigo%20-%20Jo%C3%A3o%20Ferreira%20de%20%20%20Oliveira%20-%202010.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2021.
OLIVEIRA, Clarissa T.; SANTOS, Anelise S.; DIAS, Ana C. G. Características das Relações dos Universitários e Seus Pares: Implicações na Adaptação Acadêmica. Psicologia: Teoria e Prática, São Paulo, v. 17, n.1, p. 150-163, 2015. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872015000100013>. Acesso em 21 mar. 2021.
PADOVANI, Ricardo da C. et al. Vulnerabilidade e bem-estar psicológicos do estudante universitário. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, v. 10, n. 1, p. 02-10, 2014. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1808-56872014000100002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 21 mar. 2021.
PANÚNCIO-PINTO, Maria P.; COLARES, Maria de F. A.. O estudante universitário: os desafios de uma educação integral. Revista Medicina, Ribeirão Preto, v. 48, n. 3, p. 273-81, 2015. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/104320>. Acesso em: 21 mar. 2021.
PERONDI, Eduardo. Crise econômica e instabilidade política: cenários da ofensiva do capital contra o trabalho no Brasil. Revista de Políticas Públicas, v. 21, n. 2, p. 603-621, 2017. Disponível em: <http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/8236>. Acesso em: 21 mar. 2021.
PIRES, Ana C. F.; KNEIB, Érika C.; RIBEIRO, Rômulo J. C. Impactos da metropolização no sistema de transporte coletivo: estudo de caso na Região Metropolitana de Goiânia. Cadernos Metrópole, v. 22, n. 47, p. 247-272, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2236-99962020000100247&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 21 mar. 2021.
RÊGO, Ernny C.; SILVA, José R. R. Acesso e permanência na educação: os desafios da Assistência Estudantil. In: VII JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS. 2015, São Luís. Anais... São Luís: UFMA, 2015. Disponível em: <http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2015/anais-joinpp-2015.html>. Acesso em: 26 out. 2020.
REICHERT, Claudete B.; WAGNER, Adriana. Considerações sobre a autonomia na contemporaneidade. Estudos e pesquisas em psicologia, Rio de Janeiro, v. 7, n. 3, p. 405-418, 2007. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812007000300004>. Acesso em: 21 mar. 2021.
REYES JÚNIOR, Edgar; et al. Relações interpessoais e sua influência na satisfação dos acadêmicos. Revista de Gestão e Secretariado, São Paulo, v. 9, n. 3, p. 206-228, 2018. Disponível em: <https://www.revistagesec.org.br/secretariado/article/view/807-3258>. Acesso em: 21 mar. 2021.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. A democratização e expansão da educação superior no país: 2003 - 2014. Brasília: Ministério da Educação, 2014. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16762-balanco-social-sesu-2003-2014&Itemid=30192 >. Acesso em: 26 out. 2020.
SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. Crise de Financiamento das Universidades Federais e da Ciência e Tecnologia Pública. Brasília: ANDES-SN, 2018. Disponível em: < http://portal.andes.org.br/imprensa/documentos/imp-doc-1877498921.pdf >. Acesso em: 26 out. 2020.
SVARTMAN, Bernardo P. A Universidade pública em tempos neoliberais: comentários sobre o livro Universidade, cidade, cidadania. Estudos Avançados, São Paulo, v. 30, n. 86, p. 323-331, 2016. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142016000100323&lng=es&nrm=iso> . Acesso em 21 mar. 2021.
TONTINI, Gérson; WALTER, Silvana A.. Pode-se identificar a propensão e reduzir a evasão de alunos?: ações estratégicas e resultados táticos para instituições de ensino superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), Sorocaba, v. 19, n. 1, p. 89-110, 2014. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-40772014000100005&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 21 mar. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).