Education in capitalist scenario:
subjectives reverberations in young graduate students
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i25.68010Keywords:
Capitalism, University student, youth, Public higher education institutionsAbstract
The present study tried to understand the vectors - subjects, contexts, politics - that permeate university experiences, as well as the psychosocial reverberations of the current political-economic scenario, in the graduation of 14 young students in a public and up-country higher education institution. To reach the objective, individual interviews were accomplished and submitted to the Content Analysis. In this way, it was found a strong presence of neoliberal ideals, typical of capitalism, in the lifestyle of these people, as also negative psychosocial impacts of successive cuts in investment in education. Besides, the challenges to youth autonomy are highlighted, also friendship relations as promoters of quality of life and academic connection was evidenced.
References
BARDAGI, Marucia P.; HUTZ, Cláudio S.. Apoio parental percebido no contexto da escolha inicial e da evasão de curso universitário. Revista Brasileira de Orientação Profissional, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 31-44, 2008. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbop/v9n2/v9n2a05.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2021.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução de RETO, Luís Antero; PINHEIRO, Augusto. São Paulo: Edições 70, 2016.
BERNARDO, Marcia H.. Produtivismo e precariedade subjetiva na Universidade pública: o desgaste mental dos docentes. Psicologia & Sociedade, v. 26, p. 129-139, 2014. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/psoc/v26nspe/14.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2021.
BOCK, Ana M. B. Formação do Psicólogo: um debate a partir do significado do fenômeno psicológico. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 17, n. 2, p. 37-42, 1997. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/pcp/v17n2/06.pdf >. Acesso em: 21 mar. 2021.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Senado. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 20 mar. 2021.
BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas Universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Subchefia para Assuntos Jurídicos, Casa Civil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm>. Acesso em: 20 mar. 2021.
BRASIL. Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013. Institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude - SINAJUVE. Subchefia para Assuntos Jurídicos, Casa Civil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12852.htm>. Acesso em: 20 mar. 2021.
CAVALIERI, Irene C.. Processos de empowerment no contexto da intervenção social: um estudo comparativo. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2017, 103 p. Dissertação em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, Universidade de Coimbra, Coimbra, 2017. Disponível em: <https://eg.uc.pt/bitstream/10316/82584/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o_final_IreneCavalieri.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2021.
CENTRO DE ESTUDOS E DEBATES ESTRATÉGICOS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS. Financiamento da educação superior no Brasil: impasses e perspectivas. Brasília: Edições Câmara, 2018. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/altosestudos/pdf/financiamento-da-educacao-superior-no-brasil-impasses-e-perspectivas>. Acesso em: 26 out. 2020.
DUARTE, Rosália. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Educar em revista, Curitiba, n. 24, p. 213-225, 2004. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/er/n24/n24a11.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2021.
FREITAS, Mariana G. P. et al.. Os desafios da entrada e permanência da Universidade por estudantes da classe trabalhadora. In: XXI ENCONTRO LATINO AMERICANO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, XVII ENCONTRO LATINO AMERICANO DE PÓS-GRADUAÇÃO E VII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, São José dos Campos, 2017. Anais... São José dos Campos: Univap, 2017, p. 1-6. Disponível em: <http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2017/anais/trabalhos_ciencias_humanas.html>. Acesso em: 26 out. 2020.
MATTOS, Amana R.; CASTRO, Lucia R. Jovens e a liberdade: reflexões sobre autonomia, responsabilidade e independência. Psicologia & Sociedade, v. 28, n. 1, p. 65-73, 2016. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/psoc/v28n1/1807-0310-psoc-28-01-00065.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2021.
XXX. XXX. Recife: EDUPE, 2018.
MONTEIRO, Renata A. P. A importância do trabalho na transição para a vida adulta. Desidades, Rio de Janeiro, v. 4, p. 20-29, 2014. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/desi/v4/n4a03.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2021.
NAÇÕES UNIDAS. Declaração universal dos direitos humanos. Rio de Janeiro: UNIC, 2009. Disponível em: <https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/por.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2021.
OLIVEIRA, João F.; BITTAR, Mariluce; LEMOS, Jandernaide R. Ensino Superior noturno no Brasil: democratização do acesso, da permanência e da qualidade. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 19, n. 40, p. 201-384, 2010. Disponível em: <https://repositorio.bc.ufg.br/bitstream/ri/12799/5/Artigo%20-%20Jo%C3%A3o%20Ferreira%20de%20%20%20Oliveira%20-%202010.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2021.
OLIVEIRA, Clarissa T.; SANTOS, Anelise S.; DIAS, Ana C. G. Características das Relações dos Universitários e Seus Pares: Implicações na Adaptação Acadêmica. Psicologia: Teoria e Prática, São Paulo, v. 17, n.1, p. 150-163, 2015. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872015000100013>. Acesso em 21 mar. 2021.
PADOVANI, Ricardo da C. et al. Vulnerabilidade e bem-estar psicológicos do estudante universitário. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, v. 10, n. 1, p. 02-10, 2014. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1808-56872014000100002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 21 mar. 2021.
PANÚNCIO-PINTO, Maria P.; COLARES, Maria de F. A.. O estudante universitário: os desafios de uma educação integral. Revista Medicina, Ribeirão Preto, v. 48, n. 3, p. 273-81, 2015. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/104320>. Acesso em: 21 mar. 2021.
PERONDI, Eduardo. Crise econômica e instabilidade política: cenários da ofensiva do capital contra o trabalho no Brasil. Revista de Políticas Públicas, v. 21, n. 2, p. 603-621, 2017. Disponível em: <http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/8236>. Acesso em: 21 mar. 2021.
PIRES, Ana C. F.; KNEIB, Érika C.; RIBEIRO, Rômulo J. C. Impactos da metropolização no sistema de transporte coletivo: estudo de caso na Região Metropolitana de Goiânia. Cadernos Metrópole, v. 22, n. 47, p. 247-272, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2236-99962020000100247&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 21 mar. 2021.
RÊGO, Ernny C.; SILVA, José R. R. Acesso e permanência na educação: os desafios da Assistência Estudantil. In: VII JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS. 2015, São Luís. Anais... São Luís: UFMA, 2015. Disponível em: <http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2015/anais-joinpp-2015.html>. Acesso em: 26 out. 2020.
REICHERT, Claudete B.; WAGNER, Adriana. Considerações sobre a autonomia na contemporaneidade. Estudos e pesquisas em psicologia, Rio de Janeiro, v. 7, n. 3, p. 405-418, 2007. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812007000300004>. Acesso em: 21 mar. 2021.
REYES JÚNIOR, Edgar; et al. Relações interpessoais e sua influência na satisfação dos acadêmicos. Revista de Gestão e Secretariado, São Paulo, v. 9, n. 3, p. 206-228, 2018. Disponível em: <https://www.revistagesec.org.br/secretariado/article/view/807-3258>. Acesso em: 21 mar. 2021.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. A democratização e expansão da educação superior no país: 2003 - 2014. Brasília: Ministério da Educação, 2014. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16762-balanco-social-sesu-2003-2014&Itemid=30192 >. Acesso em: 26 out. 2020.
SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. Crise de Financiamento das Universidades Federais e da Ciência e Tecnologia Pública. Brasília: ANDES-SN, 2018. Disponível em: < http://portal.andes.org.br/imprensa/documentos/imp-doc-1877498921.pdf >. Acesso em: 26 out. 2020.
SVARTMAN, Bernardo P. A Universidade pública em tempos neoliberais: comentários sobre o livro Universidade, cidade, cidadania. Estudos Avançados, São Paulo, v. 30, n. 86, p. 323-331, 2016. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142016000100323&lng=es&nrm=iso> . Acesso em 21 mar. 2021.
TONTINI, Gérson; WALTER, Silvana A.. Pode-se identificar a propensão e reduzir a evasão de alunos?: ações estratégicas e resultados táticos para instituições de ensino superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), Sorocaba, v. 19, n. 1, p. 89-110, 2014. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-40772014000100005&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 21 mar. 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).