Satisfação do cliente portador de infarto agudo do miocárdio acerca dos cuidados de enfermagem

Autores

  • Marcelo Alves de Oliveira
  • Grayce Alencar Albuquerque
  • Ana Maria Parente Garcia Alencar

Palavras-chave:

Satisfação do paciente, Infarto do miocárdio, Cuidados de enfermagem.

Resumo

Trata-se de um estudo de natureza qualitativa que teve como objetivo conhecer o nível de satisfação do cliente portador de infarto agudo do miocárdio acerca dos cuidados de enfermagem prestados. Para tanto, foram entrevistados e observados dez clientes internados em uma unidade de referência cardíaca do município de Barbalha-Ce, durante os meses de abril e maio de 2005. Os dados coletados foram organizados e apresentados em três categorias, conforme as expressões mais representativas do conteúdo dos depoimentos dos sujeitos da pesquisa, e tratados por meio da análise do discurso. Os resultados desvelaram o apego e o valor devotados pelo cliente a um cuidado como reflexo da arte de cuidar, o que foi observado em diversos momentos da pesquisa, fato que demonstra que elementos relacionais como a intencionalidade, a humanidade e o desvelo constituem condicionantes que conferem intensa satisfação a essa clientela.

DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20090001000011

 

Downloads

Publicado

2009-02-21

Como Citar

Oliveira, M. A. de, Albuquerque, G. A., & Alencar, A. M. P. G. (2009). Satisfação do cliente portador de infarto agudo do miocárdio acerca dos cuidados de enfermagem. Rev Rene, 10(1). Recuperado de http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4739

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)