Esse objeto movimentos urbanos: novas e velhas querelas
Resumo
Não por acaso, nós que pesquisamos e analisamos os movimentos urbanos estamos freqüentemente retomando a discussão teórica. Na perspectiva de uma revisão temática da literatura questionamos os parâmetros explicativos com base no enriquecimento empírico das investigações e na necessidade de interligar o caso particular estudado com a realidade mais ampla. A justificativa para permanentes incursões na Teoria ou nas Teorias, parece óbvia diante da juventude do tema, circunscrito sobretudo a uma conjuntura de mudanças. Contemplamos, perplexos, a efervescência do novo, às vezes emprestando à novidade um caráter ufanista e transformador, ou mais cautelosos e às vezes até céticos, considerando as mobilizações como reflexo de uma modernização da estrutura, uma outra forma de diálogo entre Estado e camadas populares. Se é possível dizer que a riqueza de um tema está em sua capacidade de produzir polêmica, os movimentos sociais urbanos poderiam ser incluídos no rol dos temas inovadores. De fato, os movimentos urbanos não só mobilizaram setores populares, como também intelectuais preocupados em explicar sua emergência e significação do ponto de vista da transformação social e política...
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).