Revisitando “USP para Todos?”

desafios permanentes na inclusão dos estudantes de baixa renda no ensino superior público brasileiro.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/rcs.51.3.d02

Palavras-chave:

Ensino Superior, Inclusão Social, Desigualdades Educacionais, Estudantes de Baixa Renda, Acesso e Permanência na Universidade Pública

Resumo

O artigo retoma o contexto, problemáticas e desafios teóricos e metodológicos da pesquisa empírica qualitativa que culminou no livro “USP para Todos?”, a partir de um diálogo com mudanças ocorridas desde então no acesso e permanência de estudantes de baixa renda e oriundos da escola pública no ensino superior brasileiro, especialmente no público. Ao fazê-lo, discute elementos que julgamos ainda relevantes para a reflexão crítica nesse campo do conhecimento.

Biografia do Autor

Wilson Mesquita de Almeida, UFABC

Professor da Universidade Federal do ABC (UFABC). Pós-Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), com bolsa FAPESP. Doutor e Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo. Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Autor de ProUni e o Ensino Superior Privado Lucrativo em São Paulo: Uma Análise Sociológica (SP: Musa/FAPESP, 2014) e USP para todos? Estudantes com Desvantagens Socioeconômicas e Fruição da Universidade Pública (SP: Musa/FAPESP, 2009). É membro da Comissão Acadêmica do Programa de Ensino e Aprendizagem Tutorial (PEAT), ligado à Pró-Reitoria de Graduação da UFABC. Linhas de pesquisa: acesso e permanência no Ensino Superior; políticas públicas de inclusão e assistência estudantil no Ensino Superior; ensino superior brasileiro; ensino superior privado lucrativo; ensino superior privado; educação brasileira, desigualdades educacionais; ações afirmativas; sociologia da educação; sociologia política. 

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Publicado

2020-11-01

Como Citar

Almeida, W. M. de. (2020). Revisitando “USP para Todos?” : desafios permanentes na inclusão dos estudantes de baixa renda no ensino superior público brasileiro . Revista De Ciências Sociais, 51(3), 21–62. https://doi.org/10.36517/rcs.51.3.d02

Edição

Seção

Dossiê Quando as ciências sociais encontram a educação: (re)pensando cenários c