A pós-graduação em Ciências Sociais no Brasil

entrevista com Jacob Carlos Lima

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/rcs.52.2.d08

Palavras-chave:

Pós-graduação em Ciências Sociais, Sociologia, ANPOCS, CAPES, CNPq

Resumo

Trata-se de uma entrevista com o professor Jacob Carlos Lima, professor titular da Universidade Federal de São Carlos, presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) no período de 2019-2021. Na entrevista abordam-se alguns aspectos da institucionalização e profissionalização das Ciências Sociais brasileiras, com ênfase nas características dos Programas de Pós-graduação em Sociologia, assim como das agências de fomento a pesquisa como CAPES e CNPq e das associações profissionais como ANPOCS e SBS. Além disso, ressaltam-se aspectos dos efeitos da política-institucional no financiamento da pós-graduação da área de Ciências Sociais,  das consequências da crise político-sanitária da Covid-19 no país e de uma avaliação sobre a participação da comunidade científica da SBS no Fórum de Sociologia da International Sociological Association (ISA) e da realização do 20º Congresso Brasileiro de Sociologia no ano de 2021, ambos eventos inéditos, em seu formato online. 

Biografia do Autor

Marcelo Pinheiro Cigales, Universidade de Brasília

Licenciado em Ciências Sociais e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Durante a graduação realizou intercâmbio junto à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Atualmente, é doutorando em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina, vinculado ao Núcleo de Estudos da Educação e Juventudes Contemporâneas (NEJUC/UFSC). Atua como editor dos periódicos: Em Tese (PPGS/UFSC), Em Debate (UFSC), Clóvis de Moura de Humanidades (UESPI) e Café com Sociologia. Suas pesquisas estão voltadas para o Ensino de Sociologia, História do Ensino de Sociologia, Formação de professores e Metodologia de ensino em Ciências Sociais, ao qual vem organizando GTs e Dossiês em eventos e revistas especializadas na temática.

Referências

BARREIRA, Irlys Alencar Firmo; CORTES, S. V. ; LIMA, Jacob Carlos . A sociologia fora do eixo: diversidades regionais e campo da pós-graduação no Brasil. Revista Brasileira de Sociologia, v. 6, p. 76-101, 2018.

LIMA, Jacob Carlos. A CAPES e a avaliação da pós-graduação: Considerações a partir das ciências sociais. Novos Debates - Fórum de Debates em Antropologia, v. 6, p. 01-10, 2020.

LIMA, Jacob. A reconfiguração da Sociologia no Brasil: expansão institucional e mobilidade docente. Intersecões - Revista de Estudos Interdisciplinares, v. 21, p. 7-48, 2019.

MICELI, Sergio (Org.) História das Ciências Sociais no Brasil, volume 01. São Paulo: Vértice/IDESP/FINEP, 1989.

MICELI, Sergio (Org.) História das Ciências Sociais no Brasil, volume 02. São Paulo: Editora Sumaré, 1995.

PINTO, Luiz Aguiar da Costa; CARNEIRO, Edison. As ciências sociais no Brasil. Rio de Janeiro: CAPES (Série Estudos e Ensaios, nº 6), 1955.

Downloads

Publicado

2021-07-01

Como Citar

Cigales, M. P., & Lima, J. C. (2021). A pós-graduação em Ciências Sociais no Brasil: entrevista com Jacob Carlos Lima . Revista De Ciências Sociais, 52(2), 251–269. https://doi.org/10.36517/rcs.52.2.d08

Edição

Seção

Dossiê Ciências Sociais na Pós-Graduação