The Art of Teaching Novices: contributions to the sociological way of thinking
Keywords:
Teaching, Sociology, Way of ThinkingAbstract
Adding to the collective efforts of the profissional sociology, currently facing serious and judicious setting of the transmission of matter in high scholl, the article aims to reflect on thematic and pedagogical content prioritizing “the sociological way of thinking”. This based on the perspective of the use of concepts as a tool to interpret and rupture with the forms previously constructed explanation about social life. It also considers that a basic knowledge of sociology could in future, guiding or influencing not only a professional choice in the area itself, but also to base other impoverished professions for a broader view of the mechanisms that guide social practices.
References
BARREIRA, Irlys. “O lugar do indivíduo na sociologia: sob o prisma da liberdade e dos constrangimentos sociais”. In: Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, vol. 34, p. 51-63. 2003.
BOURDIEU, Pierre. O senso prático. Coleção Sociologia. Petrópolis-RJ: Vozes, 2009.
CHAMPAGNE, Patrick, LENOIR Rémiet alli. Iniciação à prática sociológica. Petrópolis-RJ: Vozes, 1998.
COHN, Gabriel (org.). Weber. São Paulo: Ática, 1991.
DA MATTA, Roberto. Carnavais, malandros e heróis. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.
DUMONT, Louis. O individualismo: uma perspectiva antropológica da ideologia moderna. Rio de Janeiro: Rocco, 1985.
DURKHEIM, Emile. As formas elementares da vida religiosa. São Paulo: Edições Paulinas, 1989.
ELIAS, Norbert. Introdução à sociologia. Lisboa: Edições 70, Lda, 1999.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador: uma história dos costumes, volumes 1 e 2. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1969.
FIORELLI, Ileizi. “A sociologia no ensino médio: os desafios institucionais e epistemológicos para a consolidação da disciplina”, in revista Cronos, vol. 8 n. 2 jul, dez de 2000, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, p. 403-427.
FORACCHI, M. e MARTINS, José de Souza. Sociologia e sociedade. São Paulo: LTC editora, 1994.
GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis-RJ: Vozes, 1985.
GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada, Petrópolis: Zahar Editores, 1985.
GOFFMAN, Erving. Ritual de interação. Petrópolis-RJ: Vozes, 2011.
IANNI, Octávio (org.). Marx. São Paulo: Ática, 1979.
JODELET, Denise (org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), 2001. Capítulos 1, 2 e 4.
MARTINS, Heloisa. Entrevista revista Coletiva, jan, fev, mar e abril, Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2013.
MARTINS, José de Souza. Entrevista concedida ao jornal Estado de São Paulo, 10 de fevereiro de 2008.
MAUSS, Marcel. Ensaios de sociologia. São Paulo: Perspectiva, 1981.
MEUCCI, Simone. “Sobre a rotinização da sociologia no Brasil: os primeiros manuais didáticos, seus autores, suas expectativas”. Mediações, Londrina, vol. 12, n.1, p. 31-66, jan/jun. 2007.
MILLS, Wirght. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
MORAES, César Amauri. “Licenciatura em ciencias sociais e ensino de sociologia: entre o balanço e o relato”. In revista Tempo Social, São Paulo, 2003, FFLCH–USP, p. 5-17.
RODRIGUES, José Albertino (org.). Durkheim. São Paulo: Ática, 1988.
SIMMEL, Georg. Sociologia 2: estudios sobre las formas de socioalización. Madrid: Alianza Universidad, 1977.
SCHRIJNEMAEKERS, Stella Christina; PIMENTA, Melissa de Mattos. “Sociologia no ensino médio:escrevendo cadernos para o Projeto São Paulo faz Escola, in Cadernos CEDES, vol. 31, nº 85, Campinas-SP, 2011.
SENNETT, Richard. O ártifice. Rio de Janeiro: Record, 2012.vol. 12, n.1, p. 31-66, jan/jun. 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).