Sociology and Basic Education: hypothesis on the dynamics of curriculum production
Keywords:
Sociology, Program, High School, BrazilAbstract
In an exploratory manner this article aims to analyze the patterns related to the consolidation of sociologial knowledge at basic education. Following Basil Bernstein’s code theory and its proposition about program, pedagogy and evaluation, we suggest the National Plan of Textbooks (PNLD), the National Evaluation of High School (ENEM) and the pattern of forming knew teachers as three privileged areas of research. We argue that this privileged areas have selected sociology’s disciplinary content at high school level in Brazil.
References
ARANHA, Antônia V. S. & SOUZA, João V. A. de. As licenciaturas na atualidade: nova crise? In:Educar em Revista. n. 50. Curitiba: Editora da Universidade Federal do Paraná, 2013. p. 69-86.
BERNSTEIN, Basil. A estruturação do discurso pedagógico. Petrópolis-RJ: Vozes, 1996.
BERNSTEIN, Basil. Pedagogía, control simbólico e identidade. Madrid: Morata, 1998.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, cursos de licenciatura, de graduação plena. 2001. Disponível em: http://mec.gov.br.Acesso em: 07/06/2006.
BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. nº 9394/96. Brasília: 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Matriz de Referência ENEM 2014. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2012/matriz_referencia_enem.pdf Acesso em: 08/06/2014.
GATTI, Bernardete. Formação de professores no Brasil: características e problemas. In: Educação e sociedade. v. 31, n. 113. Campinas-SP: CEDES/UNICAMP, 2010. p. 1355-1379.
SANTOS, Mario Bispo dos. Diretrizes curriculares estaduais para o ensino de sociologia: em busca do mapa comum. In: Percursos. Florianópolis, v. 13, n. 01, p. 40 – 59, jan/jun. 2012
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).