Sociologia e Educação Básica: hipóteses sobre a dinâmica de produção de currículo
Palabras clave:
Sociologia, Currículo, Ensino Médio, BrasilResumen
Este artigo procura deslindar, de modo exploratório, as formas institucionais que permitem a rotinização do conteúdo sociológico nas escolas. Inspirados na teoria dos códigos de Basil Bernstein – em particular a ideia de articulação entre currículo, pedagogia e avaliação – identificamos três instâncias privilegiadas da estabilização do conteúdo da sociologia escolar: o Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o modelo que caracteriza as licenciaturas no Brasil. Procura-se argumentar que essas três instâncias, mesmo que de forma heterogênea, têm operado a lógica de seleção que define o conteúdo sociológico no Ensino Médio.
Citas
ARANHA, Antônia V. S. & SOUZA, João V. A. de. As licenciaturas na atualidade: nova crise? In:Educar em Revista. n. 50. Curitiba: Editora da Universidade Federal do Paraná, 2013. p. 69-86.
BERNSTEIN, Basil. A estruturação do discurso pedagógico. Petrópolis-RJ: Vozes, 1996.
BERNSTEIN, Basil. Pedagogía, control simbólico e identidade. Madrid: Morata, 1998.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, cursos de licenciatura, de graduação plena. 2001. Disponível em: http://mec.gov.br.Acesso em: 07/06/2006.
BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. nº 9394/96. Brasília: 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Matriz de Referência ENEM 2014. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2012/matriz_referencia_enem.pdf Acesso em: 08/06/2014.
GATTI, Bernardete. Formação de professores no Brasil: características e problemas. In: Educação e sociedade. v. 31, n. 113. Campinas-SP: CEDES/UNICAMP, 2010. p. 1355-1379.
SANTOS, Mario Bispo dos. Diretrizes curriculares estaduais para o ensino de sociologia: em busca do mapa comum. In: Percursos. Florianópolis, v. 13, n. 01, p. 40 – 59, jan/jun. 2012
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).